SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 12 de maio de 2009

Espaço aberto aos novos escritores de Angicos

Carta do leitor

A RESPONSABILIDADE É DE TODOS

A política é o sistema que deve garantir os direitos humanos de todos, infelizmente o nosso atual contexto político brasileiro está longe dessa máxima, resultando em um desrespeito sem limites em inúmeros aspectos da vida humana como, por exemplo, na educação, na saúde e em todas as outras necessidades básicas da vida humana.

A política em sua atual forma de organização brasileira e democrática é o mais completo e belo sistema que existe no planeta terra, pois, seu sistema rege que é direito do cidadão dar poder a quem decidir para que os representem em seus interesses comuns, ao mesmo tempo em que lhes asseguram o direito de destituírem os poderes de seus representantes quando os comportamentos e decisões deles convergirem para um propósito que está longe das necessidades reais destes cidadões.

Tal sistema é a criação mais brilhante que os homens já poderiam ter criado como garantia de suas próprias vidas, no entanto, na pratica a política está longe de se tornar este brilhante sistema criado para a garantia das nossas vidas. Isso é completamente visível no Brasil pelo menos para aqueles que ainda têm “olhos”, pois, a maioria dos atuais políticos do país governam sem os brasileiros, estes ficam a mercê das decisões dos políticos, tornando-se seres passivos e sem identidade. Exemplo disso são as atuais reformas que o governo Lula está fazendo no sistema brasileiro, como implantar o sistema neoliberal nas empresas e em todo o mercado brasileiro. Tal prática vem acontecendo há muito tempo e não é responsabilidade apenas de um político ou partido, mas sim da tendência governamentista que vem tomando conta do Brasil nas ultimas administrações. A crise política do país tornou-se uma crise de todo o sistema brasileiro.

O povo deveria despojar tal tirania política, mas a antiga queima as bruxas da idade média virou um jogo de inteligência com o objetivo já conseguido de alienar, omitir e distorcer a realidade política e social do Brasil. Ou seja, enquanto o presidente Lula modifica todo o sistema brasileiro, algo que não foi ele quem começou, sua equipe vende o seu marketing de homem pobre e sofrido, distorcendo a realidade e fazendo o povo acreditar em um homem que não existe com aproximadamente 70% de aceitação da população brasileira segundo site oficial de pesquisas políticas.

Outro mal que afasta a população da participação política tão importante para redefinirmos o caminho do país é a incredulidade da sociedade brasileira com promessas políticas e com as decisões tão descabivéis dos políticos que são aceitas o tempo todo sem nenhuma resistência, isso da à falsa sensação ao povo de que não é mais possível fazer nada para mudar tal situação.

Segundo o sociólogo da Universidade de Brasília (UnB) Eraldo da Silva Reses o povo brasileiro deve lembrar de que política não são apenas as eleições que acontecem de quatro em quatro anos para eleger presidente, governadores e prefeitos, mas que a política é um processo que se realiza na sociedade durante todo o ano, e que os cidadões devem observar os rumos de tal política e julgarem se ela está se arquitetando na vida da população brasileira ou se seu caráter é individualista atentando assim contra a segurança da própria população onde se realiza.

É importante ainda refletir sobre as orientações do professor de antropologia da escola Unisinos do Rio Grande do Sul, Sergio Trombetta, quando este afirma que os cidadões brasileiros não devem se concentrar apenas no atual contexto político brasileiro, mas devem pensar no futuro incluindo de seus filhos e netos e exercerem seus direitos tão esquecidos a fim de mudarmos os rumos da política brasileira.

Diante destas duas reflexões o que se deve ficar claro é que o povo brasileiro precisa reconhecer e reencontrar seus direitos e sua dignidade e participar ativamente deste processo chamado política tão importante na vida de todos os brasileiros.

Tal mudança não pode ser diferente na cidade de Angicos, refletindo um pouco sobre o contexto da nossa cidade o que observamos durantes os quatro anos passados da antiga administração foi um prefeito que não se preocupava com a população angicana deixando-a abandonada em todas as áreas consideradas essenciais da cidade, como na educação, segurança e outras..

Enquanto isso este mesmo prefeito passava a população de Angicos pelo título que tem de médico, um grande homem público que amava Angicos e seu povo. Nas ultimas eleições o ex-prefeito Ronaldo Texeira concorreu a prefeitura de Angicos com o atual prefeito Jaime Batista, este último ganhou as eleições com o voto livre da população de Angicos.

Cabe agora aos cidadões Angicanos participarem ativamente da administração do atual prefeito, garantido os seus direitos constitucionais e assegurando para se melhorias em todos os setores públicos do município. Não é apenas direito, mas dever da população angicana não mais deixar que os governantes da cidade de Angicos os iludam com uma falsa realidade de homem benquisto com grande amor pela cidade enquanto suas práticas secretas dizem o oposto. O povo de Angicos daqui por diante deve estar atento e participativo das práticas políticas, entendendo que elas nos dizem respeito. O convite que fica é para todos: professores, sindicalistas, estudantes, pais, trabalhadores com profissões próprias, e até mesmo aqueles que atualmente não exercem nenhuma atividade social, para que participem da política e da administração atual de Angicos assegurando seus direitos e sua dignidade e não mais permitindo que os políticos se escondam atrás de suas falsas figuras e governem sem o povo.

Weslley Mayron – estudante de letras da UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente