SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Coluna Tecnologia e Educação

Rênio Ricardo

Educação e tecnologia

Quando alguém ler esse jornal e notar que tem uma coluna sobre tecnologia e educação poderá se perguntar “mas por que uma coluna dessas?” Eu explico. Temos visto o crescimento muito grande de pessoas conectadas com o mundo através da internet, nunca foram vendidos tantos computadores em nossa cidade nem tantas pessoas tiveram acesso a web como temos hoje. Então surge uma pergunta: Essas pessoas sabem aproveitar o melhor da internet? Elas utilizam o computador para alguma coisa útil, produtiva? Pra mim, tecnologia está intimamente ligada a educação. Não adianta nada ter um PC conectado a internet se você não vai aproveitar muito da máquina. Se a internet não vai ser um ganho na sua vida, você precisa saber usá-la melhor. Com esse intuito nós nos propomos a escrever essa coluna.

A tecnologia precisa andar junto a educação, ou servirá apenas como arma para os piores objetivos.

O Software livre.

A maioria das pessoas na nossa cidade usa o famigerado sistema operacional em seus computadores muito conhecido por todos como Windows. Para quem trabalha com informática a versão XP SP2 é a mais estável e mais completa. Ai vem a questão: O XP normalmente é usado sem pagar a devida licença, ou seja, pirata. Com isso não quer dizer que você pode ser preso, ou processado, apenas quer dizer que você é um usuário de um sistema que deveria estar sendo pago. Bem, no mundo para nossa sorte existem milhares de pessoas, desenvolvedores de sistemas que simplesmente doam a licença dos seus inventos. Foi assim com o Linux (sistema operacional que pode substituir o Windows e em muitos casos é mais completo), com o Unix e com outros aplicativos muito conhecidos do grande público.

Navegando com Mozilla

Nessa coluna eu gostaria de citar o Mozilla Firefox (Navegador de internet) que é livre e gratuito, disponível para ser baixado direto no site do Firefox e é uma excelente ferramenta de produção. O Firefox por ser livre (Licença Open-Source) é desenvolvido em todo o mundo por várias pessoas diferentes que criam para esse navegador outros pequenos softwares que facilitam a vida de quem navega pela internet (add-ons) e também podem ser encontrados e baixados gratuitamente pela internet.

Navegando com Mozilla 2

O Firefox já se encontra entre os mais usados softwares do mundo e em 2008 entrou para o livro dos recordes como o software mais baixado em um único dia. Aqui na nossa rotina de trabalho usar o Firefox nos traz um ganho de tempo e produtividade. Tarefas simples como fazer um telefonema usando um software de voz sobre IP (Voip) como o skipe, são feitas com apenas um clique. Para o usuário menos exigente o Firefox vai apenas ser mais rápido e mais bonito que o concorrente Internet Explorer-8 da Microsoft, que sozinho custa em torno de R$ 200,00 para ser legalizado.

Coisas do mundo da informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente