SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 8 de junho de 2009



EDUCAÇÃO: ESFORÇOS PARA SOLUCIONAR DÉFICIT EDUCACIONAL


A I Conferência Internacional de Angicos aconteceu na última segunda-feira, 25, às 18 horas (seis horas da noite), na Câmara Municipal de Angicos. Com o tema: “Tecnologia Educacional na Formação dos Professores”.


A cidade quer promover uma grande revolução educacional partindo da aquisição e utilização de novas tecnologias que proporcionarão os seus munícipes uma nova realidade educativa. O município já tem o primeiro parceiro de peso: a Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA.


Durante o encontro, esteve em Angicos o Professor Doutor Bento Silva da Universidade do Minho de Portugal, um dos mais conceituados especialistas em tecnologia educacional da Europa.


Um dos objetivos do encontro é a formação dos professores locais, capacitando-os na seqüência, para trabalhar a nova realidade nas escolas. Além disso, um projeto de pesquisa vai surgir a partir deste. Ele será o embrião para a elaboração do “Pacto Educacional Paulo Freire”, que por sua vez pretende promover a implantação do Projeto Angicos Digital.


O gestor executivo do município de Angicos, prefeito Jaime Batista dos Santos, ao lado da Secretária de Educação, Gasparina Maria Gonçalves, está reunindo autoridades da área de educação buscando encontrar solução para o baixo nível do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no município. De forma ousada, Jaime pretende dobrar os índices educacionais em 30 meses, resolvendo parcialmente o enorme abismo educacional existente, tirando a cidade da posição de lanterna da educação brasileira.


Uma das alternativas que vai nortear os esforços municipais nos próximos anos é exatamente a mudança sistemática através da tecnologia.


“Pelo fato da cidade ser conhecida internacionalmente como berço do revolucionário Método Educacional de Paulo Freire, que trouxe “As quarenta horas de Angicos”, toda a equipe gestora resolveu apostar na mesma direção revolucionaria de quarenta e quatro anos atrás, e estamos promovendo o debate sobre as novas linguagens que surgem com as novas tecnologias de informação e comunicação sem perder de vista a identidade territorial e o universo vocabular da região. Enfim, estamos nos voltando para a filosofia educacional do mestre Paulo Freire para tentar mudar a realidade educacional do município”. argumentou a Secretária de Educação, gasparina Gonçalves.


O Instituto Paulo Freire está sendo envolvido dentro do contexto e uma parceria também está sendo firmada entre este e o município, através da participação da professora mestra Ana Maria Duarte Vale, coordenadora na região Nordeste do Instituto Paulo Freire.


Autoridades do município e região estiveram presentes nesse importante encontro para a educação angicana.



A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido, na voz do seu reitor, Josivan Barbosa, se pronunciou favoravelmente ao projeto do executivo municipal. De acordo com o Reitor, Angicos é o primeiro campus da UFERSA a proporcionar formação de professores. Ele disse que a meta da universidade é ajudar a modificar o processo educativo na região Central. Josivan elogiou a iniciativa da educação local e disse estar disposto a colaborar para a transformação da cidade e região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente