SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O CAMINHO (ESQUECIDO) DAS ÍNDIAS

Eu não sou de assistir novelas (não tenho nada contra e até já assisti algumas no passado), mas atualmente prefiro uma boa série ou um bom filme. A explicação é simples: já não se fazem mais novelas como antigamente. Hoje os temas regionais foram deixados totalmente de lado para dar lugar as sutilezas de apenas uma pequena parte do país – eixo Rio-São Paulo – e experiências longe da realidade do cotidiano brasileiro. Já não se tem mais novelas como Pantanal, Sinhá Moça, Pedra Sobre Pedra, Mandacaru ou semelhantes.

Atualmente todos os canais falam de realidades que nem de longe é a do povo brasileiro. E agora, a emissora Globo resolveu abandonar de vez todo e qualquer pudor. Eis a novela “Caminho das Índias”.

Ela fala de um país utópico onde a fantasia e o glamour falam mais alto. Daqui a pouco teremos uma grande quantidade de pessoas querendo se mudar para lá. Não que a Índia seja nociva, boa ou má. Antes de qualquer coisa, é um país de dimensões continentais, semelhante ao Brasil, cheio de desigualdades sociais e problemas estruturantes. Mas isso a novela não conta. Nem interessa aos seus idealizadores contar.

Na telinha, a sujeira e a pobreza de lá não aparece. A Índia é um país onde 350 milhões de pessoas vivem em pobreza absoluta e 54% da população é analfabeta.

Os níveis de vida são baixíssimos, a infra-estrutura está em níveis altíssimos de miséria e os gastos em educação e saúde são totalmente limitados. Some-se a isso a divisão de castas sociais, onde um indivíduo de uma casta inferior não pode casar com alguém de casta mais “pura”.

O país, além disso, apesar de ser uma democracia e de conseguir manter algum equilíbrio entre tantas etnias e religiões, vivencia contínuos conflitos étnicos e religiosos e enfrenta o espectro da superpopulação.

Mas isso a novela não mostra, não há o menor interesse dos seus realizadores de expor a verdade, de mostrar todos os lados. Eu não assisto à novela, como disse. Esporadicamente passo na frente do televisor e vejo minha família assistindo, embelezada pelos véus, incensos e roupagens esfuziantes.

Penso com ceticismo que esqueceram o verdadeiro titulo da novela.

À rede de televisão não interessa mostrar o quadro real, pois na cabeça dos seus comandantes isso não dá audiência, ibope, razão maior da vida na televisão moderna. Mas se eu fosse dar um título àquela novela, certamente seria, “O caminho ESQUECIDO das Índias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente