SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CRISE JÁ FICOU PARA TRÁS NO BRASIL, DIZ MANTEGA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a crise financeira ficou para trás no Brasil e que o país está em processo “de franca" recuperação. Segundo ele, a economia brasileira já está crescendo de 4,5% a 5%. As informações são da BBC Brasil.

Para Mantega, o sucesso brasileiro contrasta com as dificuldades enfrentadas pelas economias avançadas, que começam a dar sinais de retomada "lenta, difícil e gradual". Ele afirmou que o Brasil vai defender hoje, sábado (5) em Londres, na reunião do G20 - grupo de países em desenvolvimento -, que a intervenção do governo na economia seja mantida até que a recuperação global esteja consolidada.

O ministro disse que não acredita na tese de possível recaída da economia mundial. Segundo ele, a retomada vai ocorrer em ritmos diferentes e demonstrar que os países avançados "são os mais debilitados" e que precisam dos emergentes puxando o crescimento.

"Quem vai puxar o crescimento somos nós. Pode haver um ou outro país europeu que fique melindrado, aborrecido. Iiso não vai impedir que o G20 se torne a instituição mais importante da economia mundial”, afirmou.

Ele destacou que, na reunião de amanhã, o Brasil também vai apresentar uma proposta de regulamentação do sistema financeiro internacional. "Não se consolidou ainda uma nova arquitetura com regras mais claras, com limites para a ação do capital especulativo. O Brasil já tem isso e eu vou apresentar uma proposta de como ter isso em escala internacional.”

O ministro disse ainda que o Brasil e outros países considerados emergentes vão cobrar a aceleração no processo de reformas no Fundo Monetário Internacional (FMI). Por pressão do próprio grupo, a data da reforma foi antecipada de 2013 para 2011, mas Mantega quer que já fique claro, na reunião de Pittsburgh, nos Estados Unidos, que o percentual de cotas sairá das mãos dos países desenvolvidos.

Essa e outras estarão sendo noticias comentadas no CONEXÃO ANGICOS, programa que vai ao ar pela primeira vez amanhã, sábado, na FM COMUNITÁRIA CABUGI CENTRAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente