SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O FIM DO MUNDO?

De volta às postagens nesse blog (em meio a tantas inconstâncias) trago uma notícia preocupante (não só para Angicos, mas pra toda a comunidade internacional), que acabo de ler nos jornais dessa segunda.

O LHC, ou acelerador de partículas como é chamado, resultado de 20 anos de esforços, 5 bilhões de euros e 7 mil cientistas trabalhando em tempo integral, foi colocado novamente em funcionamento, e dessa vez, sem contratempos.

Ai o leitor diz ou pensa: e o que ***** eu tenho a ver com isso?

Calma, depois da reportagem eu explico. Leia com atenção.

Acelerador de partículas LHC já faz prótons circularem em sentido oposto

O Centro Europeu de Física Nuclear (Cern) avaliou nesta segunda-feira (23) como "um grande êxito" que feixes de prótons já estejam circulando em direções opostas no maior acelerador de partículas do mundo, embora ainda se trate de testes em baixa velocidade.

"Podemos anunciar com grande entusiasmo que tudo está funcionando como previsto, em excelentes condições", afirmou em entrevista coletiva Steve Myers, um dos diretores responsáveis pelo acelerador, denominado Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês).

"Fizemos medições que normalmente são feitas em aceleradores várias vezes testados", acrescentou.

O LHC voltou a funcionar na última sexta-feira (20), com o lançamento de feixes em uma só direção, depois de 14 meses paralisado.

· Aspas

Primeiro precisamos observar como eles circulam, e devemos identificá-los com absoluta certeza para podermos manipulá-los. Queremos proteger o acelerador e nos certificarmos de que o processo é seguro"

Durante esse tempo, foram reparados dois erros técnicos ocorridos em setembro de 2008, apenas nove dias depois da máquina entrar em operação em meio a uma grande expectativa da comunidade científica internacional.

O enorme acelerador, de 27 quilômetros de comprimento, está situado a 100 metros de profundidade no Cantão de Genebra (Suíça), na fronteira com a França.

"É o fim de 20 anos de esforços, e o princípio de outra nova e fascinante fase", afirmou Fabiola Gianotti, porta-voz do Atlas, um dos quatro detectores de partículas do acelerador.

"Demos um grande passo, e foi um grande êxito. Agora começa a segunda parte da viagem", disse, por sua vez, Tejinder Virdee, porta-voz do CMS.

Apesar dos dois feixes estarem circulando em sentidos opostos, por enquanto não se chocaram e não é esperado que isso aconteça a curto prazo

"Primeiro precisamos observar como eles circulam, e devemos identificá-los com absoluta certeza para podermos manipulá-los. Queremos proteger o acelerador e nos certificarmos de que o processo é seguro", explicou Myers.

'Big Bang'

"Vamos seguir passo a passo, faremos testes para comprovar que o LHC funciona perfeitamente. Faremos também as mudanças necessárias e, quando tivermos confiança total no acelerador, então faremos as colisões a alta velocidade", disse o diretor-geral do CERN, Rolf Heuer.

Quando o LHC funcionar em plena capacidade, será possível recriar os instantes posteriores ao "Big Bang", o que dará informações chaves sobre a formação do universo e confirmará ou não a teoria da física, baseada no Bóson de Higgs

A existência dessa partícula, que deve seu nome ao cientista que há 30 anos previu sua existência, é considerada indispensável para explicar por que as partículas elementares têm massa e por que as massas são tão diferentes entre elas.

Myers especificou que a ideia é fazê-las alcançar uma velocidade de 1.2 TeV (teraelétron-Volts) nas próximas semanas. Apenas em meados do ano que vem ela chegaria a 3.5 TeV.

"Esperamos que a 3.5 TeV já possamos observar algo novo, mas ainda não temos certeza disso", afirmou Gianotti.

· Aspas

Vamos seguir passo a passo, faremos testes para comprovar que o LHC funciona perfeitamente"

"Pode ser que a essa velocidade já possam ser abertas novas janelas para a ciência. É o que todos esperamos, mas não podemos garantir", acrescentou Heuer.

O passo seguinte seria fazer testes a 7 TeV por feixe.

"A natureza é mais elegante que as suposições dos humanos, vamos deixar que ela nos surpreenda", disse Gianotti.

Para a construção do LHC foram investidos 12 anos de trabalho, cerca de 4 bilhões de euros, e o esforço combinado de 7 mil cientistas.

Leu?

Pois é. O fim do mundo pode estar mais próximo do que pensamos. Isso porque esse acelerador de partículas, também chamado de Grande Colisor de Hádrons vai tentar recriar os eventos que deram origem a criação desse universo, o chamado BIG BANG.

VIXE, chega dá um frio na espinha. Os próprios cientistas dizem que não sabem realmente o que vai acontecer no momento exato do choque de prótons.

Será!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente