aniversário da fm

aniversário da fm

domingo, 28 de junho de 2009

Pesquisa IPESPE para Governo e Senado

O DEM Nacional patrocinou uma pesquisa para o Governo do Estado e o Senado Federal no Rio Grande do Norte. A Pesquisa foi feita pelo Instituto IPESPE e ouviu 1.200 pessoas.

Veja o quadro

GOVERNO

SENADO

Rosalba Ciarlini(DEM)

49%

Garibaldi Filho (PMDB)

66%

Robinson Faria(PMN)

15%

José Agripino Maia (DEM)

52%

João Maia(PR)

12%

Wilma de Faria (PSB)

36%

Iberê Ferreira(PSB)

3%



O detalhe é que a pesquisa não incluiu o nome do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves(PDT), que a exemplo de Rosalba, Robinson, João Maia e Iberê também é pré-candidato a governador.

DO BLOG: www.angicos.online.zip.net

Catacumbas de Roma revelam imagem mais antiga de São Paulo

Arqueologistas do Vaticano descobriram o que acreditam ser a imagem mais antiga de São Paulo o Apóstolo ainda existente, datada de século IV, nas paredes de catacumbas sob Roma. O jornal do Vaticano Observatore Romano, ao revelar a descoberta no domingo, publicou a fotografia de uma imagem pintada em afresco de um rosto masculino com barba preta e uma auréola brilhante sobre um fundo vermelho.

Especialistas da Comissão Pontífice para Arqueologia Sagrada fizeram a descoberta em 19 de junho nas Catacumbas de Santa Tecla em Roma e a descreveram como "o mais antigo ícone da história dedicado ao culto do Apóstolo", de acordo com o jornal do Vaticano.

São Paulo e São Pedro são reverenciados pelos cristãos como os maiores missionários da antiguidade. Os cristãos dos tempos antigos em Roma enterravam seus mortos em catacumbas cavadas nas pedras sob a cidade e decoravam as paredes subterrâneas com imagens de devoção.

hoje tem arraiá!

Hoje, tem festa junina, hoje tem quadrilha matuta. Hoje tem arrraiá no alto da Esperança.
Hoje acontece a segunda etapa do concurso de quadrilhas matutas de bairro.
Na próxima sexta, 03 de julho, tem a etapa do Alto da Alegria e no sábado, a grande final, no centro de Angicos, no largo da igreja matriz de São Jose dos Angicos.

sábado, 27 de junho de 2009

A FORÇA GRAVITACIONAL DA POLÍTICA

A força gravitacional gerada pela chegada das eleições de 2010 começa a provocar efeitos e apresentar estragos.
Políticos como João Maia e Robinson Faria tem maneiras diferentes de lidar com a coisa.enquanto João (que não é o do coração) apresenta sua “idéia” para o RN, Robinson prefere o silencio (dos inocentes????), e prefere assistir o embate interno dos primeiros dois governadoráveis da situação.
É claro que o segundo candidato (não é pré, porque ele já disse que não abre nem pro trem carregado de coca-cola) Iberê Ferreira tem pensamento idêntico ao de João e já se apressou a dizer de público e em bom som que ele é o cara e ponto final.
Resta saber o que pensa de verdade Carlos Eduardo, que errou o tiro e não fez seu sucessor. Coisa que o projetou pra trás. Ele até pouco tempo esbanjava desejos de ser o candidato de Wilma ao governo. Eu acho que vai ser difícil.
Então todos querem ser candidatos. João disse que não é vice de jeito nenhum e Robinson já avisou que não vai andar pra trás, vice, nem pensar.
Pois bem, já temos três candidatíssimos só dentro das fileiras situacionistas. Ai vem a oposição. Confirmada mesmo (por enquanto só por ela), Rosalba vai esbanjando simpatia por todos os rincões Norte-riograndenses, sempre sorridente e com uma bagagem considerável a tira-colo, a senadora quer mostrar que pode fazer o mesmo que fez em Mossoró, com o RN.
E ai... bem, a partir daí, só tem muita especulação e confusão. Uns querem porque querem Garibaldi (o velho Gari de guerra e paz), de volta a disputa. Ele já disse que não, mas vai que o apelo é grande... vai que o povo grita... será que ele vai deixar de escutar a voz rouca das ruas? Dizem que tem gente no palácio já rouco de tanto gritar... mas isso é algo apenas do terrenos das conjecturas especulativas estrambóticas. Nada de muito sentido. Mas quem disse que em política tudo tem que fazer sentido?
Vamos aguardar o fim do ano, pra sentir o clima.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ESCOLHA FINAL


a grande campeã da noite, o CENTRO INFANTIL

jurados analisam e escolhem...

FESTIVAL DE CARROÇAS JUNINAS ACONTECE EM ANGICOS


Ontem, 24 de junho, aconteceu um bonito desfile de carroças alegóricas em Angicos. Pelas principais ruas da cidade, crianças, jovens e adultos apresentaram suas escolas com temas juninos, em carroças ornamentadas com caracteres alusivos ao são João.

Foi um evento muito singelo e bonito, principalmente pelo empenho de todos. Os pequeninos desfilaram e dançaram, os jovens torceram e os adultos incentivaram e aplaudiram.

O momento apoteótico aconteceu no pátio da Casa da Cultura Popular de Angicos, onde Fabíola Rocha, administradora da casa, recebeu jurados e população.

O evento foi organizado em conjunto pelas secretarias de Cultura e Educação. A professora gasparina Gonçalves, uma das principais incentivadoras da ação, dançou e brincou feito criança, ao som de marchas juninas.

Parabéns a todos pelo evento.

Todos são ganhadores.

Cejat

Centro Infantil

Francisco Veras

Espedito Alves

Maria Odila.

Quem mais ganhou foi o povo e a cultura local.

Obrigado a todos que participaram.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

VIVA SÀO JOÃO

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ODILA faz festa e apresenta o melhor do São João em duas noites seguidas. A primeira delas, foi na terça-feira, quando caiu um verdadeiro dilúvio em Angicos. A diretora, dona Graça, imediatamente tomou conta da situação e reorganizou a data, para no dia seguinte, (ontem, quarta) fazer acontecer às apresentações juninas. Os jovens aprovaram e a diretora está de parabéns!!


LIQUIDA ANGICOS! CDL mostra força e apresenta sua primeira campanha ao angicano.
parabéns a Grimaldi Alves e todo o grupo de lojistas adesistas a causa. Quem ganha com isso é o povo.

VEREADORES APROVAM POR UNANIMIDADE PROJETO DE CONTRATOS ANGICANOS

Os parlamentares angicanos aprovaram por consenso, em sessão extraordinária nesta quarta feira, 23, projeto de lei que trata da contratação por tempo determinado de funcionários na atual administração. Uma das ressalvas, discutida e retirada do projeto original, diz respeito ao tempo de estabilidade do atual contratado. De acordo com o texto em questão, antes o contratado teria uma estabilidade relativa de 12 meses, onde poderia recorrer a justiça se fosse demitido sem justa causa. Agora, o quesito foi retirado e este pode ser demitido de acordo com a gestão municipal. O curioso é que o projeto veio do executivo e foi barrado pelo legislativo, quando o normal é o executivo barrar esse tipo de emenda já vinda do parlamento municipal. São as nuances do momento político atual.
Contrariando a expectativa de alguns, os parlamentares entenderam que é necessário esse tipo de contratação, pois sem elas a administração pública para. Ponto pra eles. Isso mostra maturidade e respeito ao povo.
Os vereadores angicanos estão certíssimos quanto a aprovação. No entanto o projeto sofreu algumas modificações, incluindo o fato de ter sido reduzido o numero de 181, para 124 contratações. Entretanto, o vereador Jalmir Dantas frisou que se necessário, o município pode enviar projeto auxiliar aumentado contratações, à Câmara Municipal, que este será analisado e votado em favor do povo de Angicos.


secretários prestigiam promoção da CDL

LANÇAMENTO DO LIQUIDA ANGICOS REÚNE EMPRESÁRIOS E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

O lançamento do LIQUIDA ANGICOS, promoção da CDL angicana que vai até o dia 05 de agosto movimentou a noite empresarial. O evento aconteceu nas dependências do complexo de lazer de Grimaldi Alves, na BR 304 próxima ao município.
O empresário e presidente da CAMARA DE DIRENGENTES LOGISTAS de Angicos convidou secretários municipais e imprensa local para fazer a cobertura.
JÁ está valendo a promoção e os descontos vão de 10 a 50%, nas lojas que fazem parte do consorcio angicano. ao final da promoção, haverá um festival de prêmios gratuito aos clientes participantes.
O objetivo maior da promoção é aquecer o comercio local. De acordo com Grimaldi, os preços em Angicos são muito bons, superando a concorrência da região e vale do Assú.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CAÇADORES DE ILUSÕES

ALGUNS correligionários do ex-prefeito e candidato derrotado nas últimas eleições de 05 de outubro de 2008, Ronaldo de Oliveira e seu vice, Deusdete Gomes, estão procurando cabelo em ovo. Uns mais entusiastas (pra não dizer babões) da causa quarentista estão querendo criar fatos a partir da simples força do pensamento. Querem fazer o povo acreditar em Mula sem cabeça, Saci pererê, e outros mitos. Agora, querem porque querem dizer que tem alguém da atual administração desenvolvendo atividades ocultas. São esses mesmos que defendiam horrores da antiga administração e faziam vista grossa a tudo praticado na gestão passada.
A esses rapinadores da informação coletiva, da verdade e da lealdade comunitária, fica o conselho para não perder tempo procurando as minas do rei Salomão ou a pedra filosofal.
Vivam e deixem viver!

sábado, 20 de junho de 2009

Filme repetido

Eu já vi esse filme antes. Juro que já vi. A imposição de uma candidatura dentro de um grupo em detrimento de várias. Pode até dar certo, mas é difícil e complicado.
Vejamos agora o caso IBERÊ. O vice-governador já não esconde sua empáfia e diz abertamente que é o candidato oficial do grupo da governadora. Ele é candidato porque quer, vai estar com a caneta não mão durante as eleições do próximo ano e não abre nem pro trem. Enquanto isso, deixa fora do processo Robisom Faria, que está na frente dele nas pesquisas. E também engole outras pré-candidaturas, como a de João Maia, que vinha tentando viabilizar seu espaço.
É... esse filme eu já vi antes...
Mais tarde eu volto a falar desse tema

sexta-feira, 19 de junho de 2009

UM RECADO PARA RELEMBRAR

NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, durante apresentação junina na cidade de Monte Alegre, a governadora Wilma de Faria mandou um recado à população angicana: amanhã vai ter uma bomba em Angicos.
O aviso foi dado pela governadora durante contato que manteve com a quadrilha tradicional angicana ARRAIAL DA JUVENTUDE, liderada por Josivan. Wilma de Faria fez questão de ressaltar a “bomba”, talvez para dar a impressão que é ela realmente a orquestradora do acontecimento.
A “bomba” QUE VEIO a acontecer em Angicos e provavelmente era a qual se referiu dona Wilma foi a cassação em segunda instancia do prefeito eleito pelo voto popular no último pleito, Jaime Batista [DEM].
O recado foi dado e os jovens diziam nas ruas de Angicos O RECADO dado pela governadora do estado.

Nota do blog 1: é lamentável que fatos dessa natureza ocorram. Isso macula a imagem do TRE. É inconcebível que magistrados de tão magnânima Corte possam ser pressionados politicamente por A, B ou C. Eu pessoalmente não acredito nisso. Não quero acreditar. Mas a verdade é que a governadora mandou o recado, ouvido por dezenas de jovens angicanos.

Nota do blog 2: o resultado da corte foi apertado. 4 a 3, dando o presidente desta o voto de minerva. Cabe recurso, liminar e recorrência, entre outros. Mas o resultado é claro: Jaime Batista foi condenado pelo juiz Expedito Ferreira a deixar o cargo. De acordo com o mesmo juiz, deve assumir o segundo colocado, o candidato derrotado nas urnas no pleito de 5 de outubro de 2008.

EM CLIMA JUNINO

VIVA SÃO JOÃO!

Fogueira clareia o terreiro,
labaredas para São João...
Explodem no céu artifícios,
bombinhas por todo chão!

Corre, com medo, Valente,
meu cãozinho de estimação...
O coitado batendo os dentes,
esconde-se atrás do pilão!

Cheiro de quentão pela casa ,
pipoca que vai estourando ...
Quadrilha que canta lá fora ,
para os noivos se casando !

Mãe me fazendo bigode,
de lápis de cera preta,
Costeleta esticada...
Chapéu de palha e careta!

Queria ser homem, o menino,
nem que fosse em São João...
De preferência o noivo da quadrilha,
fazia birra e pé no chão!

Imagina ver Elenice,
minha musa e donzela,
nos braços de outro alguém?
Sonhei o ano todo com ela!

O frio era de julho,
quando chegava a geada...
Dizia avó ao menino,
são lágrimas cristalizadas!

Da Lua?
Da noite?
De São João?
Cobria todo chão a molecada!

Batata assando na brasa,
amendoim , paçoquinha...
Quitutes da semana inteira,
deixando cheirosa a cozinha!

Sanfoneiro, o tal compadre,
gordo, quase dormia...
Tocando as modinhas juninas
que a gente mal ouvia!

Papo ao redor da fogueira,
histórias de assombração...
Parece que foram de ceras,
as noites de São João!

Derreteram-se no passado,
com os primos que partiram?
Ou não sei, por lá ficaram e
de mim sumiram?

Meus amigos...
Elenice?
O lápis de cera preto...
A quadrilha ainda toca?
Do sanfoneiro não esqueço!

A avó,
a mãe,
os vizinhos...
Valente, meu cachorrinho!

Cá dentro, talvez...
ainda queime a fogueira,
na lenha que boto fogo,
vem saudade e incendeia...
Começa tudo de novo!

CORRENDO CONTRA O TEMPO

Da TRIBUNA DO NORTE

POSSE DO SEGUNDO COLOCADO EM ANGICOS ACONTECERÁ APÓS RESULTADO DE RECURSO

Com a cassação do prefeito de Angicos Jaime Batista [DEM], a posse do segundo colocado nas eleições de Angicos, Ronaldo Teixeira [PSB], não acontecerá de imediato.
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que cassou o prefeito, detalhou também que a diplomação será feita depois de publicado o acórdão e encerrado o prazo de embargo (recurso da decisão). Jaime Batista tem três dias para entrar com esse recurso na Corte.
Em caso de embargo, a diplomação do segundo colocado só acontecerá após o julgamento pela Corte.

Duas “surpresas” num dia só

TRE CASSA PREFEITO E VICE DE ANGICOS

O TRE do Rio Grande do Norte decidiu hoje (mais precisamente as 2:40 da tarde desta quinta, 18) o processo da cassação do prefeito eleito de Angicos, Jaime Batista (DEM), e do vice, Clemenceau Alves (PMDB).
O placar foi de 4 a 3. Votaram a favor da cassação os juízes Fernando Pimenta, Lena Rocha, Claudio Santos e Expedito Ferreira, que proferiu o voto de desempate.
Da decisão ainda cabe recurso ao TSE.
Nota do blog: Em poucos dias, caso Jaime não consiga uma cautelar suspendendo o efeito do julgamento do TRE, quem assume a prefeitura é o candidato derrotado nas urnas, Ronaldo Texeira e seu vice, Deusdete Gomes.
Nota do blog 2: Esse resultado já era esperado por partidários do Prefeito derrotado nas urnas Ronaldo Teixeira [PSB]. A surpresa foi o placar apertado. Tinha gente esperando um mais elástico. Nos últimos dias, camisas vermelhas já haviam sido confeccionadas e muitos fogos de artifícios estocados.
Nota do blog 3: Agora, o que acontece é uma incógnita. É esperar pra ver. Dessa vez ninguém pode fazer nenhum prognostico.

Há... a segunda “surpresa” foi a derrota da Itália para o Egito na Copa das Confederações.
O Egito é a grande surpresa da Copa das Confederações-2009. Primeiro, deu imenso trabalho ao Brasil e só foi derrotado por causa do polêmico pênalti convertido por Kaká. Na tarde desta quinta-feira, o time africano foi além: venceu a Itália, atual campeã mundial, por 1 a 0, no Ellis Park de Joanesburgo.

O resultado atrapalha as pretensões do Brasil. A vitória italiana e até um empate daria aos pentacampeões mundiais a vaga antecipada para as semifinais do torneio na África do Sul.

De qualquer forma, os comandados de Dunga ficam na liderança isolada do grupo B, com seis pontos. Itália e Egito estão com três. Até os Estados Unidos, sem qualquer ponto, tem uma mínima chance de classificação.

terça-feira, 16 de junho de 2009

NERVOS DE AÇO

E continua a votação…
Ainda não foi dessa vez que chegou ao fim o julgamento do recurso eleitoral 9080 que pede a cassação do prefeito vitorioso de Angicos, Jaime Batista (DEM), e seu vice, Clemenceau Alves (PMDB). Os dois foram eleitos pelo voto popular em 2008 e enfrentaram a acusação de compra de votos promovida pela coligação a Força do Povo, derrotada no pleito de o5 de outubro. Depois de terem sido inocentados na primeira instancia, os dois novamente foram levados a se defender, agora na segunda instancia (leia-se TRE – RN). O processo já teve dois pedidos de vista, o último por parte do próprio relator. Agora tudo ficou para o dia 25 próximo.
Os comentários, no município, são de que tem muita gente com os nervos em frangalhos. Ainda mais depois que uma turma (não se sabe quem ainda) andou soltando alguns foguetões durante o dia. Comenta-se também que tem partidário dos candidatos derrotados – Ronaldo Teixeira e Deusdete Gomes – com caminhonetas cheias de fogos para soltar, caso o prefeito Jaime perca no TRE.
Como quem julga são os juízes e não esses ávidos pelo resultado favorável, a coisa muda um pouco de figura.
Pelo visto estes vão esperar mais um pouco. O perigo é o produto (foguetões e bombas) mofar, ainda mais nesse tempo frio e chuvoso.


domingo, 14 de junho de 2009

política

PMDB começa a traçar eleição 2010 nesta segunda



Nesta segunda, a partir das 8h, o PMDB se reúne no encontro estadual do partido, no Hotel Imirá. O senador Garibaldi Alves Filho confirmou presença e participa do evento ao lado do presidente, o deputado Henrique, de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e demais lideranças.

De acordo com o secretário geral do partido no RN, Jose Maria de Melo, um dos principais objetivos do congresso é ouvir os lideres partidários e traçar um perfil do partido no estado. o secretário explicou a mim, em conversa por telefone, que está sendo preparado todo um trabalho através da executiva nacional e fundação Ulisses Guimarães, para a compreensão das necessidades que o partido enfrenta atualmente. A partir desse encontro, cartilhas serão desenvolvidas e colocadas a disposição dos lideres, visando a modernização do PMDB desde as suas bases.

sábado, 13 de junho de 2009

PMDB PROMOVE ENCONTRO EM NATAL

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB vai realizar na próxima segunda feira, na capital do estado, Natal, um encontro para discutir os rumos políticos do partido, no RN. A reunião está confirmada e pode contar com a presença de Michel temer, ao lado deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Clemenceau Alves, líder do PMDB na região Central vai estar lá e vai colaborar na elaboração de um projeto para o Rio Grande do Norte. O vice prefeito de Angicos disse que nesse primeiro momento será discutida a forma como o partido irá se comportar durante os próximos meses, e a formatação de um projeto político concreto é necessária para que o RN possa ser pensado dentro de um plano serio e responsável.

Em consulta ao presidente do PMDB angicano, João Maria Pinheiro, este explicou que esse encontro de lideranças é apenas o início de algo maior e mais factível dentro do contexto estadual.

O encontro ser realizado no Imirá Plaza, hotel da via costeira, com horário previsto de início às 9 horas da manhã.

Política em foco

VOLTANDO A FALAR DE POLÍTICA...

O tema do momento é política. Em vias de definições partidárias por todo o estado do RN, agora entra em cena o fator rompimento político. Alguns dos principais veículos de comunicação do estado estão noticiando o rompimento da vez: o de Ronaldo Soares e Ivan Junior. Ronaldo já tornou público que o seu antigo secretário, atual prefeito de Assú, Ivan Junior, está fora do seu círculo de aliados. Em blog da região, ele disse que não tem condições de permanecer como parceiro daquele que até recentemente era o seu principal aliado político na região. Depois de brigar com o PMDB de Zeca Abreu e ter derrotado a candidata da governadora nas últimas eleições do município, eis que Ronaldo surpreende a classe política assuense anunciando o rompimento com o prefeito que foi feito por ele.

O fator rompimento seria o não cumprimento de um acordo político por parte Ivan, no qual este se comprometia a apoiar o filho de Ronaldo, George, para deputado estadual em 2010.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

VACINA CONTRA GRIPE SUÍNA JÁ ESTÁ SENDO PRODUZIDA

A empresa farmacêutica suíça Novartis informou nesta sexta-feira ter produzido com sucesso o primeiro lote de uma vacina contra a gripe suína. A informação foi divulgada no dia seguinte ao anúncio da OMS (Organização Mundial de Saúde) de que a doença causada pelo novo tipo de vírus influenza A H1N1 atingiu o nível de pandemia. O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica da gripe suína, considerada uma doença "moderada".

A Novartis, que fez o anúncio semanas antes do esperado, afirmou que vai utilizar o primeiro lote de vacina para a avaliação pré-clínica e testes --os quais devem começar em julho. Segundo a empresa, a vacina foi feita em células, e não cultivada em ovos (técnica normalmente utilizada na fabricação de vacinas), porque permitiria maior rapidez no processo.

A OMS havia informado que as vacinas para a gripe suína deveriam estar aprovadas e prontas para venda em setembro e recomendou, nesta quinta-feira, que as autoridades reguladoras dos países trabalhem em conjunto para ajudar na aprovação rápida das vacinas.

A vacina anunciada pela Novartis foi produzida em uma fábrica em Marburg, na Alemanha. A companhia afirmou que a unidade poderá potencialmente produzir milhões de doses de vacina por semana.

A Novartis informou que mais de 30 governos solicitaram suprimentos do medicamento, incluindo o Departamento de Saúde dos Estados Unidos, que fez uma encomenda no valor de US$ 289 milhões em maio.

NETO DE DEZIN: PROJETO PARA ERRADICAÇÃO DE CASAS DE TAIPA

O vereador Leonel Ribeiro Neto - Neto de Dezin [PMDB], está determinado a colaborar com o executivo municipal na erradicação das casas de taipa de Angicos. A indicação nº 034/2009 de autoria do parlamentar propõe a substituição dessas moradias por casas de alvenaria, evitando o sofrimento de seus moradores, principalmente durante o período de inverno.

A proposta de Neto de Dezin vai de encontro aos planos do executivo angicano de construção de centenas de unidades habitacionais, o que for suficiente para acabar com a carência da população.

“É importante que se entenda o avanço que esse projeto irá proporcionar ao povo angicano. nós faremos a cidade evoluir cada vez mais, à medida que vamos dando esse alívio às famílias, retirando muitos da condição de subsistência e devolvendo dignidade a estes. A gente tem que partir do principio do atendimento aos mais carentes e entender que essa atitude só irá beneficiar a nossa cidade”. Expôs o vereador Leonel Neto.

O prefeito do município, Jaime Batista [DEM], já disse que aprova a iniciativa do vereador, ressaltando que o caminho para o progresso de Angicos passa inevitavelmente por condições dignas de moradia a todos os munícipes locais.

A primeira etapa de construção da atual gestão já começou, num total de 35 unidades habitacionais. Em breve, mais uma etapa será iniciada, totalizando 85 novas residências. Alem de dar moradia digna ao povo, dezenas de empregos são gerados a cada novo estagio.

O CAMINHO (ESQUECIDO) DAS ÍNDIAS

Eu não sou de assistir novelas (não tenho nada contra e até já assisti algumas no passado), mas atualmente prefiro uma boa série ou um bom filme. A explicação é simples: já não se fazem mais novelas como antigamente. Hoje os temas regionais foram deixados totalmente de lado para dar lugar as sutilezas de apenas uma pequena parte do país – eixo Rio-São Paulo – e experiências longe da realidade do cotidiano brasileiro. Já não se tem mais novelas como Pantanal, Sinhá Moça, Pedra Sobre Pedra, Mandacaru ou semelhantes.

Atualmente todos os canais falam de realidades que nem de longe é a do povo brasileiro. E agora, a emissora Globo resolveu abandonar de vez todo e qualquer pudor. Eis a novela “Caminho das Índias”.

Ela fala de um país utópico onde a fantasia e o glamour falam mais alto. Daqui a pouco teremos uma grande quantidade de pessoas querendo se mudar para lá. Não que a Índia seja nociva, boa ou má. Antes de qualquer coisa, é um país de dimensões continentais, semelhante ao Brasil, cheio de desigualdades sociais e problemas estruturantes. Mas isso a novela não conta. Nem interessa aos seus idealizadores contar.

Na telinha, a sujeira e a pobreza de lá não aparece. A Índia é um país onde 350 milhões de pessoas vivem em pobreza absoluta e 54% da população é analfabeta.

Os níveis de vida são baixíssimos, a infra-estrutura está em níveis altíssimos de miséria e os gastos em educação e saúde são totalmente limitados. Some-se a isso a divisão de castas sociais, onde um indivíduo de uma casta inferior não pode casar com alguém de casta mais “pura”.

O país, além disso, apesar de ser uma democracia e de conseguir manter algum equilíbrio entre tantas etnias e religiões, vivencia contínuos conflitos étnicos e religiosos e enfrenta o espectro da superpopulação.

Mas isso a novela não mostra, não há o menor interesse dos seus realizadores de expor a verdade, de mostrar todos os lados. Eu não assisto à novela, como disse. Esporadicamente passo na frente do televisor e vejo minha família assistindo, embelezada pelos véus, incensos e roupagens esfuziantes.

Penso com ceticismo que esqueceram o verdadeiro titulo da novela.

À rede de televisão não interessa mostrar o quadro real, pois na cabeça dos seus comandantes isso não dá audiência, ibope, razão maior da vida na televisão moderna. Mas se eu fosse dar um título àquela novela, certamente seria, “O caminho ESQUECIDO das Índias”.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Coluna Tecnologia e Educação

Rênio Ricardo

Educação e tecnologia

Quando alguém ler esse jornal e notar que tem uma coluna sobre tecnologia e educação poderá se perguntar “mas por que uma coluna dessas?” Eu explico. Temos visto o crescimento muito grande de pessoas conectadas com o mundo através da internet, nunca foram vendidos tantos computadores em nossa cidade nem tantas pessoas tiveram acesso a web como temos hoje. Então surge uma pergunta: Essas pessoas sabem aproveitar o melhor da internet? Elas utilizam o computador para alguma coisa útil, produtiva? Pra mim, tecnologia está intimamente ligada a educação. Não adianta nada ter um PC conectado a internet se você não vai aproveitar muito da máquina. Se a internet não vai ser um ganho na sua vida, você precisa saber usá-la melhor. Com esse intuito nós nos propomos a escrever essa coluna.

A tecnologia precisa andar junto a educação, ou servirá apenas como arma para os piores objetivos.

O Software livre.

A maioria das pessoas na nossa cidade usa o famigerado sistema operacional em seus computadores muito conhecido por todos como Windows. Para quem trabalha com informática a versão XP SP2 é a mais estável e mais completa. Ai vem a questão: O XP normalmente é usado sem pagar a devida licença, ou seja, pirata. Com isso não quer dizer que você pode ser preso, ou processado, apenas quer dizer que você é um usuário de um sistema que deveria estar sendo pago. Bem, no mundo para nossa sorte existem milhares de pessoas, desenvolvedores de sistemas que simplesmente doam a licença dos seus inventos. Foi assim com o Linux (sistema operacional que pode substituir o Windows e em muitos casos é mais completo), com o Unix e com outros aplicativos muito conhecidos do grande público.

Navegando com Mozilla

Nessa coluna eu gostaria de citar o Mozilla Firefox (Navegador de internet) que é livre e gratuito, disponível para ser baixado direto no site do Firefox e é uma excelente ferramenta de produção. O Firefox por ser livre (Licença Open-Source) é desenvolvido em todo o mundo por várias pessoas diferentes que criam para esse navegador outros pequenos softwares que facilitam a vida de quem navega pela internet (add-ons) e também podem ser encontrados e baixados gratuitamente pela internet.

Navegando com Mozilla 2

O Firefox já se encontra entre os mais usados softwares do mundo e em 2008 entrou para o livro dos recordes como o software mais baixado em um único dia. Aqui na nossa rotina de trabalho usar o Firefox nos traz um ganho de tempo e produtividade. Tarefas simples como fazer um telefonema usando um software de voz sobre IP (Voip) como o skipe, são feitas com apenas um clique. Para o usuário menos exigente o Firefox vai apenas ser mais rápido e mais bonito que o concorrente Internet Explorer-8 da Microsoft, que sozinho custa em torno de R$ 200,00 para ser legalizado.

Coisas do mundo da informática.


IBGE ABRE VAGAS EM TODO O PAÍS

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre nesta terça (9) as inscrições de concurso público com 3.500 vagas temporárias de agente de pesquisas e mapeamento, nos 26 Estados e no Distrito Federal

Segundo o edital, o concurso vai selecionar candidatos "para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas" do instituto. O IBGE já anunciou que vai contratar, especificamente para o Censo 2010, 232.900 temporários -- 52 mil temporários só no Estado de São Paulo.

Para concorrer, é preciso ter ensino médio. A remuneração mensal é de R$ 700 (para 40 horas semanais), mais auxílios para alimentação e transporte. O serviço pode ser prestado por até 12 meses -- podendo ser prorrogado por até mais 12 meses --, e dá direito a férias e 13º salário -- os contratos vão sendo renovados mensalmente.

A inscrição pode ser feita via Internet, no site da Consulplan, organizadora da seleção, entre as 0h deste dia 9 de junho e as 23h59 de 23 de junho (horário oficial de Brasília). Agências credenciadas dos Correios também receberão as inscrições, até 23 de junho. O valor da taxa é de R$ 16,20.

A Consulplan vai divulgar os locais de prova a partir de 15 de julho, em seu site. O candidato tem de imprimir essas informações, mesmo tendo realizado sua inscrição no correio -- nesse caso, o inscrito também receberá um cartão em sua casa.

As provas têm data prevista para 2 de agosto, com duração de quatro horas, das 13h às 17h (horário de Brasília). São 60 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de geografia, dez de raciocínio lógico, dez de conhecimentos gerais e dez de informática.

As novas regras ortográficas da língua portuguesa poderão ser utilizadas nos enunciados e nas alternativas de respostas das questões das provas; mas o conhecimento das mudanças não será exigido para a resolução das perguntas.

O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte ao da prova, e o resultado final, em 20 de agosto.


As informações foram fornecidas pelo Consulplan. É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site da instituição.

AÇÕES DESENVOLVIDAS NA SAÚDE MOSTRAM EMPENHO E PREOCUPAÇÃO COM ANGICANOS

A Secretaria municipal de Saúde realizou um conjunto de ações durante os últimos trinta dias visando o bem-estar da comunidade angicana. Foram ações sólidas para manter o bom ritmo de trabalho que a Secretaria vem desempenhando.

No último dia 05 de maio, por exemplo, o órgão realizou o Hiperdia, um dia inteiro de prevenção a hipertensão. Este problema de saúde é um mal que atinge todo o mundo e é extremamente necessária a conscientização da população. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde promoveu uma caminhada no início do dia, contando com a participação da comunidade, autoridades e com o apoio das equipes de saúde de cada bairro (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde) .

A caminhada teve como alvo a Escola Municipal Maria Odíla, onde foi realizado um trabalho informativo. Na oportunidade foi apresentado seminário através de uma nutricionista especializada. Também foram entregues brindes aos populares presentes e em seguida foi oferecido um café da manhã a todos.

CAMPANHA

Já no dia 19 de maio de 2009 a secretaria realizou pela primeira vez uma campanha de doação de medula óssea. Juntamente ao Hemovida e o GACC, a Saúde municipal promoveu essa campanha solidária, de cunho humanitário e beneficente em prol de uma cidadã Angicana que está passando por grave problema de saúde. O posto de coleta sanguínea ficou instalado no Centro de Saúde de Angicos.

De acordo com autoridades do setor, a Campanha foi um verdadeiro sucesso, tendo superado todas as expectativas e metas previstas.

“Estavam previstas 300 doações, mas foram cadastradas e depois feita a coleta em 411 pessoas. Tendo em conta ser uma dia de semana e o período da campanha ter sido resumido em apenas um dia, está de parabéns toda a organização e a população, pois foi uma ação vitoriosa onde todos os objetivos propostos foram alcançados”. Expôs Rosali Cortez, coordenadora do Hemovida.

Já o Secretario de Saúde James Karlian disse: “Estou muito satisfeito com a resposta da população angicana ao nosso chamado. O povo daqui é muito solicito e generoso, e mostrou mais uma vez que quando é preciso, participa e ajuda de todas as maneiras. Eu fico muito agradecido a todos e agradeço de coração a contribuição de cada um”.

CAMPANHA DE POLIO.

Na segunda semana do mês de junho acontecerá no município a 1º etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar em torno de mil crianças menores de 5 anos.





EDUCAÇÃO: ESFORÇOS PARA SOLUCIONAR DÉFICIT EDUCACIONAL


A I Conferência Internacional de Angicos aconteceu na última segunda-feira, 25, às 18 horas (seis horas da noite), na Câmara Municipal de Angicos. Com o tema: “Tecnologia Educacional na Formação dos Professores”.


A cidade quer promover uma grande revolução educacional partindo da aquisição e utilização de novas tecnologias que proporcionarão os seus munícipes uma nova realidade educativa. O município já tem o primeiro parceiro de peso: a Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA.


Durante o encontro, esteve em Angicos o Professor Doutor Bento Silva da Universidade do Minho de Portugal, um dos mais conceituados especialistas em tecnologia educacional da Europa.


Um dos objetivos do encontro é a formação dos professores locais, capacitando-os na seqüência, para trabalhar a nova realidade nas escolas. Além disso, um projeto de pesquisa vai surgir a partir deste. Ele será o embrião para a elaboração do “Pacto Educacional Paulo Freire”, que por sua vez pretende promover a implantação do Projeto Angicos Digital.


O gestor executivo do município de Angicos, prefeito Jaime Batista dos Santos, ao lado da Secretária de Educação, Gasparina Maria Gonçalves, está reunindo autoridades da área de educação buscando encontrar solução para o baixo nível do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no município. De forma ousada, Jaime pretende dobrar os índices educacionais em 30 meses, resolvendo parcialmente o enorme abismo educacional existente, tirando a cidade da posição de lanterna da educação brasileira.


Uma das alternativas que vai nortear os esforços municipais nos próximos anos é exatamente a mudança sistemática através da tecnologia.


“Pelo fato da cidade ser conhecida internacionalmente como berço do revolucionário Método Educacional de Paulo Freire, que trouxe “As quarenta horas de Angicos”, toda a equipe gestora resolveu apostar na mesma direção revolucionaria de quarenta e quatro anos atrás, e estamos promovendo o debate sobre as novas linguagens que surgem com as novas tecnologias de informação e comunicação sem perder de vista a identidade territorial e o universo vocabular da região. Enfim, estamos nos voltando para a filosofia educacional do mestre Paulo Freire para tentar mudar a realidade educacional do município”. argumentou a Secretária de Educação, gasparina Gonçalves.


O Instituto Paulo Freire está sendo envolvido dentro do contexto e uma parceria também está sendo firmada entre este e o município, através da participação da professora mestra Ana Maria Duarte Vale, coordenadora na região Nordeste do Instituto Paulo Freire.


Autoridades do município e região estiveram presentes nesse importante encontro para a educação angicana.



A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido, na voz do seu reitor, Josivan Barbosa, se pronunciou favoravelmente ao projeto do executivo municipal. De acordo com o Reitor, Angicos é o primeiro campus da UFERSA a proporcionar formação de professores. Ele disse que a meta da universidade é ajudar a modificar o processo educativo na região Central. Josivan elogiou a iniciativa da educação local e disse estar disposto a colaborar para a transformação da cidade e região.





JÁ ESTÁ SENDO DISTRIBUIDA A NOVA EDIÇÀO DO JORNAL -- A FOLHA DE ANGICOS.

O jornal traz como destaque a festa junina. Entre outras coisas.

Confira as novidades, como a coluna tecnológica de Rênio Ricardo e a coluna Fatos e Comentários



quinta-feira, 4 de junho de 2009

Baritono em Angicos


Secretário de Finanças recebe o bacharel em música José Fernandez, futuro professor de canto e Coral do Município.

Visão

Inovar para melhorar a cidade

Em pleno século vinte e um, a velocidade do mundo moderno pede novos olhares e a busca constante por soluções. Pensando nisso, a Secretaria de Finanças do município de Angicos vem estabelecendo um sistema de parceria entre esta e as outras secretarias no intuito de promover uma aceleração na eficiência das ações do executivo municipal.

O objetivo do secretário Ricardo Bruno Batista é ajudar no que for preciso na administração do prefeito Jaime Batista. A vantagem do titular da pasta é a experiência adquirida no mercado privado e a formação especifica dentro do aspecto administrativo, que o qualifica para o cargo.

“É preciso que a gente pense na administração como um todo, como uma grande família que precisa se dar as mãos e crescer. A cidade necessita de uma visão mais técnica e dinâmica para poder sair do marasmo. Eu vou ajudar no que for necessário para que isso ocorra”. Explica o secretário.

Bruno Batista tem sido presença garantida em todos os eventos promovidos pelas outras secretarias. Para o secretário, ficar mais próximo do povo ajuda a entender suas dificuldades e anseios. Na sua ótica, quem quer realmente trabalhar para o povo tem que arregaçar as mangas e ir à luta. Só assim vai poder dizer que está realmente ao lado da população. O secretário é filho do empresário e prefeito municipal Jaime Batista dos Santos, considerado um dos políticos mais populares da história recente de Angicos.

Um dos projetos de Bruno logo será colocado em votação na Câmara de Vereadores do município. Este prevê o pagamento do 13º salário de cada funcionário na data do seu aniversário, acabando de vez com possíveis atrasos de folha no fim de mandatos eletivos descontinuados.

Os esforços do secretário já apresentam resultados, como a diminuição de várias despesas das contas públicas.

O FOLHA CHEGANDO...

O jornal A FOLHA DE ANGICOS está chegando.
Peço desculpas pela ausência de postagens, mas todo o meu tempo disponível dos últimos dias foi para a confecção do jornal.
de hoje pra manhã postarei algumas das matérias que sairão no FOLHA.
um abraço a todos.