SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 30 de junho de 2010

HISTÓRICO - FILARMÔNICA MUNICIPAL DE ANGICOS

No segundo trimestre de 2001, deu-se inicio às atividades musicais da escola de música de Angicos, com a matrícula de mais de trezentos alunos (crianças, jovens e adultos), que se inscreveram na esperança de cursarem uma escola de música e assim garantirem uma profissão para o futuro.

Na ocasião foi convidado o maestro Luiz Carlos de Lima, para a tarefa de dar aulas de teoria e prática musical em instrumentos de sopro, coisa que pouco tempo depois, veio a gerar a bandinha de flauta doce de Angicos, que foi convidada a se apresentar em diversas cidades do estado, para platéias de variadas classes sociais e que arrancou aplausos e produziu admiração em todos que ouviram seu som melodioso e afinado.

Esse empreendimento só foi concretizado graças ao empenho do prefeito em apoiar essa tão louvável iniciativa, com a compra de 120 flautas, que foram distribuídas entre os remanescentes do primeiro estágio da escola de musica.

Tendo como local de aulas e ensaios o Clube Municipal de Angicos, esses alunos levaram o ano de 2001 estudando partitura e aprimorando os conhecimentos recém adquiridos, preparando-se para a transformação que logo viria a ocorrer.

Depois do recesso de fim de ano e que durou até fevereiro de 2002, a escola voltou as suas atividades com uma novidade: vindo da cidade de Cruzeta, o maestro da Filarmônica de Cruzeta, Humberto Carlos Dantas, o mítico “Bembem”, considerado por muitos do meio, o melhor maestro do estado, vinha pessoalmente assumir a escola de música de Angicos, através de convite do prefeito Clemenceau Alves que aconselhado pelo seu Secretário Municipal de Cultura, Itanildo Medeiros e sensibilizado pelos alunos que estavam ávidos de evoluir musicalmente, empreendeu esforços no sentido de contratá-lo e assim dar esperanças a mais de uma centena de jovens que freqüentava a escola de música.

Depois de fazer a seleção dos alunos novatos do ano em curso, o maestro “Bembem” começou os preparativos para os ensaios da FILARMÔNICA MUNICIPAL DE ANGICOS, que novamente necessitou da dedicação e do esforço do prefeito Clemenceau para a compra de 20 instrumentos musicais adicionais, que totalizaram um investimento de mais de vinte mil reais feito pela prefeitura municipal de Angicos, em contrapartida aos 18 instrumentos musicais cedidos pelo MEC. Vale ressaltar a atitude inovadora e corajosa do prefeito em relação ao futuro desses jovens, proporcionando-lhes os meios necessários para o seu aprendizado.

Surpreendentemente, essa atitude gerou frutos positivos, e o que se esperava concretizar em seis meses, levou menos de três, e assim no dia cinco de julho a Filarmônica Municipal de Angicos fez a sua primeira apresentação pública, que se realizou na quadra de esportes da Escola Estadual Joana Honório da Silveira Moura, marcando assim a data oficial de fundação da Filarmônica.

A partir daí até hoje foram várias apresentações no município, uma nas dependências da 8ª Dired e outra no evento PROLER, além de várias apresentações fora da cidade. A filarmônica chegou a estar entre as cinco melhores do estado no ranking da fundação Jose Augusto. f

Foi desativada no início da gestão do prefeito Ronaldo Teixeira [PSB], ficando desativada até o ano de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente