SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CANDIDATOS A DEPUTADO SÃO ACUSADOS DE PARTICIPAR DE SHOWMÍCIO NO INTERIOR DO RN

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) ajuizou, no último sábado, representação contra o deputado estadual Antônio Jácome (PMN) e o vereador Adenúbio Melo (PSB), candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. De acordo com a PRE/RN, os candidatos realizaram evento assemelhado a showmício, em pleno ano eleitoral, prática expressamente proibida pela legislação.

Segundo registrado pelo Juízo da 64ª Zona Eleitoral, os acusados atuaram no evento denominado "louvor" ocorreu em praça pública no município de São Rafael, no último dia 18, em frente à prefeitura da cidade. A investigação serviu de base para a representação, tendo fotografias e imagens de vídeo como provas.

Na representação, o procurador eleitoral auxiliar Gilberto Barroso de Carvalho Júnior argumenta que "na oportunidade, em que pese o teor religioso do evento, subiram ambos os representados ao palanque para discursar, em atos de oração e agradecimento que configuram, de forma clara, a promoção de suas pessoas, evisavam a obtenção de votos de novos". Em seguida houve apresentação do cantor Chagas Sobrinho, o que, para o procurador, "teve evidente propósito de atrair os cidadãos da municipalidade e entretê-los".

A legislação eleitoral proíbe a realização de showmício ou de evento semelhante para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral. "A proibição visa evitar que o poder econômico dos candidatos influencie no ânimo dos eleitores, criando nestes a sensação da necessidade de retribuir a concessão do acesso ao show artístico por meio do voto", explica o procurador.

A representação ressalta que "embora não haja sanção prevista para a proibição mencionada, a conduta, a depender de eventuais reiterações, poderá até chegar a configurar hipótese de abuso de poder econômico, abrindo a possibilidade de impugnação de mandato eletivo, com a consequente cassação do diploma pela Justiça Eleitoral".

Um comentário:

  1. É lamentável que atitudes como essas, possam partir de homens que se denominam "servos de Deus". Não cabe a eu julgá-los, mas como eleitor cristão, pastor de uma Igreja, tenho todo o direito de ponderar sobre essa repugnante estratégias de persuasão ao eleitor evangélico. Graças ao nosso Bom Deus o povo evangélico está mais antenado pra esses tipos de políticos. o Showmicio também aconteceu em Angicos.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente