SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 29 de agosto de 2010

COMO É “MARAVILHOSO” O HORÁRIO ELEITORAL!

Duas coisas que tenho aprendido a gostar: Horário Eleitoral e Reunião de Pais e Mestres. Às vezes sinto saudades de uma pipoquinha e de um refrigerantizinho no horário eleitoral. Mas tenho um sofá, não muito confortável, mas gostoso o suficiente pra colocar um travesseiro. Assim, ligo a televisão, acolchôo o sofá, me espreguiço, relaxo, preparo o espírito, sintonizo a TV em um horário eleitoral e... Pronto! Começo minha viagem no mundo da fantasia - Prometo resolver os problemas da saúde, habitação, desemprego... – Isso em quatro anos – E continua a saga revolucionária dos candidatos – A educação será prioridade no meu governo, vou aumentar o salário do profissional da educação, vou capacitá-los, vou aumentar o bolsa família, vou informatizar as escolas, vou construir áreas de recreação, vou criar escola tempo integral, vou investir mais na escolas, eu vou... Eu vou... Eu vou... Saio da frente da TV renovado, esperançoso, sabendo que em outras eleições ouvira tais discursos, mas todos merecem uma segunda chanc.. Aliás, terceir... Não, quarta chan... Deixa pra lá! Eles têm solução pra tudo! Como é MARAVILHOSO O HORÁRIO LEITORAL!!!

No outro dia, chego à escola do meu filho pra mais uma reunião de pais e mestres. Os pais vão chegando. Os professores também. A diretora abre a reunião com uma reflexão sobre algum tema voltado a responsabilidade dos pais com a educação dos filhos. Logo em seguida faz um relatório dos recursos investidos pelo governo e que foram administrados pela escola, ela fala de receita e despesas. De repente começa-se um tumulto silencioso no meio dos pais, os poucos que participavam, um reclama de professor, outro reclama da escola, falta isso, falta aquilo até que uma mãe diz – Minha filha precisa de um tênis pra fazer educação física! A diretora, que não tem culpa de nada, responde – As escola não tem recursos pra isso! Ela continuou - Às vezes, dependendo da situação (problema) do aluno, nós fazemos uma vaquinha com os professores e compramos aquilo que o aluno necessita!

Eu deixo as dependências da escola, e fico pensando – VAQUINHA, VAQUINHA, VAQUINHA... Ai eu chego à seguinte conclusão - Esse pessoal da escola não é político mesmo! Poderiam seguir o exemplo do horário eleitoral, pelo menos prometesse! Não precisava de vaquinha, e nem iam gastar o dinheiro deles com esses alunos! Depois os pais esqueciam! Na próxima reunião prometiam de novo! E caminho pelas ruas de Angicos com a alma deprimida, angustiada, uma sensação de que a educação tem fracassado em pequenas coisas, mas que fazem tanta diferença - A escola não tem recursos pra um tênis?! E aquele momento torna-se algo inesquecível na minha mente. Deixa-me pra baixo! Digo ao meu coração - Preciso de ajuda pra renovar minha esperança na educação.

Chego a casa, acolchôo meu sofá, me espreguiço, relaxo, preparo meu espírito, ligo a televisão no horário eleitoral e... Pronto! COMO É “MARAVILHOSO” O HORÁRIO LEITORAL!

João Maria Martins Bezerra

Pastor/Pedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente