SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UFERSA SELECIONA BOLSISTAS PARA PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA - abriu edital para seleção de bolsistas que vão atuar no Programa “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares”. No total, serão destinadas 25 vagas para alunos da graduação de Mossoró e 25 vagas para alunos de graduação de Angicos. O valor da bolsa será de 50% do salário mínimo.

As inscrições foram abertas na última terça-feira, 17, e vão prosseguir até o próximo dia 25 de agosto, na UFERSA Mossoró, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, no horário das 7 às 11h e das 13 às 17h. E na UFERSA Angicos na Coordenação de Extensão, no horário das 13 às 17h e das 18 às 21h. A inscrição é gratuita.

Conforme o edital de seleção, no ato da inscrição os estudantes universitários devem apresentar cópia do formulário de inscrição devidamente preenchido – disponível no site da UFERSA; histórico escolar atualizado; histórico escolar do ensino médio (escola pública); uma foto 3x4 recente; comprovante de rendimento familiar atualizado (pais ou responsável legal). Também é exigido dos candidatos cópias dos comprovantes de contas de água, energia e o comprovante de residência. Os candidatos devem residir na localidade onde cursam a universidade, ou seja, em Mossoró ou Angicos.

Pode concorrer à seleção o estudante regulamente matriculado entre o segundo e o antepenúltimo período do curso de graduação, ser proveniente de escola pública; não receber nenhum tipo ou modalidade de bolsa ou auxílio financeiro da UFERSA ou de qualquer instituição de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, com exceção das bolsas da PROAC/UFERSA que não impliquem em realização de atividades por parte do aluno, e nem desenvolver qualquer atividade remunerada. Outra exigência é de que a renda familiar não ultrapasse o valor de quatro salários mínimos.


Os estudantes pertencentes às comunidades tradicionalmente discriminadas (remanescente de quilombos, indígenas, áreas de assentamentos e ribeirinhas, favelas, bairros periféricos ou territórios assemelhados) terão maior prioridade. O aluno deve ainda dispor de 20h semanais para o programa, inclusive nos fins de semana.

Além do critério socioeconômico, os candidatos à seleção serão submetidos a uma entrevista e terão analisado o Índice de Rendimento Acadêmico – IRA. A seleção será feita pela equipe de coordenação e corpo técnico administrativo do Programa e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA.

PROGRAMA – O “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” desenvolvido pelo MEC/SECAD em parceria com a UFERSA e com diferentes universidades federais do país, é um programa de ações afirmativas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e à Coordenação de Extensão do Campus de Angicos que tem por objetivo buscar subsídios para a construção de novos parâmetros que possam servir de base para a concepção e a execução de políticas públicas para o ensino universitário que tenham como preocupação assegurar o acesso e a permanência com qualidade de estudantes das classes populares neste espaço de formação.

Dentro das diretrizes do Programa Conexões de Saberes MEC/SECAD e o Conexões de Saberes na UFERSA atenderá jovens estudantes de Comunidades de baixa renda, mediante os seguintes objetivos: Contribuir com a formação de estudantes universitários originários de comunidades de baixa renda, promovendo o acesso e a permanência efetiva desses(as) jovens provenientes de escolas públicas; fazer um diagnóstico social, objetivando um conhecimento mais aprofundado dos(as) estudantes de origem popular; desenvolver atividades de formação, pesquisa e extensão que viabilizem o permanente diálogo entre comunidade acadêmica e comunidades populares; realizar seminários locais e regionais, palestras, cursos, painéis, oficinas e relatos de experiências, congregando estudantes, docentes da universidade e representantes de comunidades populares parceiras.

O edital completo para a seleção do Programa Conexão de Saberes poderá ser acessado através do link:

www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/30/EditalBolsistas.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente