SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alunos da UFERSA conhecem potencial do porto líder em exportação de frutas tropicais

Para conhecer a logística do embarque da produção das frutas regionais para o mercado externo, estudantes do curso de Mestrado em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido visitaram as instalações do Terminal Portuário do Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará. “É uma oportunidade para os alunos observarem na prática como ocorre o escoamento da produção”, explicou a professora da disciplina Pós-Colheita, Edna Aroucha.

O Pecém ocupa a primeira colocação na exportação de frutas tropicais no país. Segundo o coordenador do porto, José Alcântara Neto, o percentual chega a 38% e compreende a produção dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. A localização geográfica do porto é um dos diferenciais para a exportação de frutas. O trajeto para os Estados Unidos é de apenas seis dias e sete para a Europa.

Durante a visita, os estudantes de Pós-Graduação em Fitotecnia observaram outras vantagens importantes na logística operacional do porto, como por exemplo, a infraestrutura necessária às operações marítimas e cabotagem – navegação entre dois portos. Outro diferencial do terminal portuário é a profundidade natural de suas águas apropriadas para navios de grande porte e o acesso terrestre adequado. “A exportação de frutas in natura somadas àquelas em forma de polpa e suco alcançam, anualmente, quantidade superior a 327 mil toneladas”, informa Alcântara.

Em funcionamento desde 2002, o Terminal Portuário do Pecém opera com serviços com freqüência semanal de navios portas-contêiner nas rotas dos Estados Unidos, Europa, América do Sul e do Caribe. O terminal tem capacidade para receber até 10 armadores de grande porte (navios). A administração e a exploração do Pecém são feitas pela Companhia de Integração Portuária do Ceará – CEARÁPORTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente