SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GOVERNO VAI IMPLANTAR NOVO DOCUMENTO DE IDENTIDADE

Com a expectativa de ser praticamente à prova de fraudes e reunir vários documentos em um só, a nova carteira de identidade deverá ser implementada no Rio Grande do Norte a partir do 2º semestre de 2011.

Segundo o coordenador de identificação do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) no RN, Clidenor Ferreira da Silva, o novo modelo será feito de material semelhante aos atuais cartões de crédito, inclusive com chip. Antes, porém, é preciso substituir o atual sistema de identificação de impressões digitais pelo biométrico.

Clidenor Ferreira diz que a nova carteira, além do registro de identificação, conterá os demais documentos, como CPF, habilitação de motorista, título de eleitor, PIS/PASEP, registro profissional, certidão de casamento ou registro civil e reservista do serviço militar. Como os cartões de crédito, serão de plástico e terão um chip. E elas farão ainda parte de um sistema de identificação de digitais unificado em todo o país. "Atualmente, se a pessoa está em outro estado, é preciso pedir ao órgão expedidor daquele documento para que seja verificado se ele é verdadeiro. Com o novo sistema, onde ela estiver, poderá ser facilmente identificada".

Para o coordenador, isso tornará o documento praticamente à prova de fraudes. "Não podemos dizer que o sistema é 100% livre de falsificação, mas reduzirá quase que completamente". Porém, antes de ser implementado no território potiguar, é necessário que seja criado o sistema de identificação biométrica, digitalizando o acervo de impressões digitais. Segundo Clidenor Ferreira, essa mudança somente poderá ser feita a partir do próximo ano, com a compra dos equipamentos e do programa de computador necessários.

A partir de 2012, a intenção é de sejam feitos 12 milhões dessas identidades a cada ano e que esse processo de substituição seja concluído em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente