SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

RN DÁ VITÓRIA MAIÚSCULA A DILMA

Apesar de ter vencido no Rio Grande do Norte, a presidente eleita do Brasil Dilma Rousseff (PT) foi derrotada pelo candidato José Serra (PSDB) em Natal e principais cidades da região metropolitana. Dilma obteve apenas 48,3% dos votos válidos da capital, enquanto o tucano chegou aos 51,7%. Em Parnamirim, Serra derrotou a petista por 57% a 42%. O placar em favor do candidato tucano em São Gonçalo do Amarante foi de 51% a 49%.


Com o resultado geral das eleições, o Rio Grande do Norte passa a ter três mulheres no comando dos principais cargos políticos: a presidente Dilma, a governadora eleita Rosalba Ciarlini e a prefeita da capital, Micarla de Sousa. Mesmo partindo em desvantagem nos municípios metropolitanos, a candidata petista reverteu a vantagem de Serra no interior do Estado. No total, Dilma teve 59,54% dos votos válidos no RN, enquanto o tucano foi escolhido por 40,46% dos eleitores. Ela venceu na maioria das cidades pequenas e ainda conseguiu maioria sobre o tucano em colégios eleitorais de grande expressão, como Mossoró (segundo maior colégio eleitoral), Assú e Caicó.


A derrota de Dilma em Natal prejudica principalmente a imagem da prefeita da cidade, Micarla de Sousa (PV), que aderiu à campanha petista no segundo turno das eleições. A expectativa da campanha nacional do PT era que a gestora transferisse votos de Marina para Dilma. No entanto, abertas as urnas, percebeu-se que a maioria do eleitorado da candidata verde aderiu à campanha do tucano.


As lideranças do RN que apoiam Dilma escolheram locais diferentes para comemorar a vitória da candidata. O governador Iberê Ferreira (PSB), o senador Garibaldi Filho (PMDB), o deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) e a prefeita Micarla de Sousa (PV) acompanharam a apuração das urnas em Brasília, em evento promovido por Rousseff. Já a deputada federal Fátima Bezerra (PT), coordenadora da campanha no RN, comandou festa pelas ruas de Natal.

Nota do blog: Micarla de Souza mais uma vez agiu tardiamente e só definiu sua adesão quando viu que Dilma realmente ganharia a campanha. Atropelou muita gente, deixou Agripino desgostoso e não transferiu votos. Isso terá repercussão grande no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente