SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

RN TEM 60% DOS MUNICÍPIOS COM RISCO DE DENGUE

Estima-se que aproximadamente 60% dos municípios do Rio Grande do Norte tenham alto risco de surto de dengue. A informação é da subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Juliana Araújo. Ontem (6) à tarde, o Ministério da Saúde divulgou lista das cidades prioritárias segundo constatado no LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti).

No documento, quatro municípios potiguares são mencionados: Ceará Mirim (11,7%), São Miguel (8,5%), Mossoró (4,6%) e Caicó (4,2%). “Vale lembrar que não são apenas esses. Cerca de 60% dos municípios no estado estão com índices elevados”, Juliana declarou durante entrevista à jornalista Delma Lopes para o Jornal 96 (96FM) desta terça-feira (7).

De acordo com o Ministério da Saúde, as localidades consideradas críticas são aquelas que têm nível de infestação acima dos 3,9%. Assim, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap estima que as ações devem se concentrar não somente nos quatro municípios apontados, mas em todos os 167 do estado.

"Isso serviria para manter estáveis os índices de onde eles estão sob controle, diminuir os riscos onde a situação é de quarentena e conter a possibilidade de epidemia em áreas críticas", afirma. Ainda segundo Juliana Araújo, a dengue tem sido preocupação constante da administração pública desde 1990, ano em que o vírus chegou ao RN.

Para obter resultados satisfatórios, no entanto, ela afirma que são necessárias ações integradas entre o Governo, as prefeituras e a própria população. “A dengue é um problema intersetorial”, conclui. Neste sentido, Juliana declara que o papel da Sesap é monitorar e avaliar os indicadores, cabendo aos municípios a tarefa de executar as ações propriamente ditas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente