SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 10 de maio de 2011

INFORMATIVO UFERSA


UFERSA INVESTE NA COMPRA DE NOVOS COMPUTADORES

Para suprir a demanda de equipamentos nos cursos de graduação, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido adquiriu 300 novos microcomputadores para o Campus Mossoró e Angicos. A maior parte, 200, será destinada ao ensino, enquanto 100 serão reservados para os setores administrativos da UFERSA. As máquinas destinadas aos laboratórios têm configurações para trabalharem com software de CAD e gráficos.

Segundo o Pró-reitor de Graduação, professor Arimatea de Matos, dos computadores reservados para o ensino, 174 já estão alocados e prontos para entrega. Um bom exemplo dos que já desfrutam das novas máquinas da Universidade são os estudantes dos cursos de Ciências e Tecnologia. Na última sexta-feira, 6, foram entregues 60 dos novos computadores para dois laboratórios do Complexo Química, Matemática e Física, beneficiando pesquisadores da matemática oriundos desse curso.

Ainda serão beneficiados os cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação com 40 computadores no Complexo de Laboratórios de Engenharia II, sendo 30 no Laboratório de Simulação e Pesquisa Operacional, e 10 para os Laboratórios de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Já o Campus Angicos receberá 74 computadores. Desses, 44 serão destinados para a Biblioteca, enquanto 30 serão alocados no Laboratório de Informática.

Para o professor Arimatea de Matos, a chegada desses novos computadores traz muitos benefícios para os estudantes. “Os computadores fornecerão algo fundamental para todos os cursos beneficiados, que é o acesso à tecnologia, especialmente em Angicos, onde as máquinas contribuirão para aperfeiçoar o tempo de pesquisa na biblioteca”, finaliza.



UFERSA ANGICOS PROMOVE OFICINAS DE LIBRAS

Os estudantes da UFERSA Angicos terão a oportunidade de conhecer a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre Universidade e as Comunidades Populares, oferece no próximo sábado, 14, nas salas de aulas 3 e 10, duas Oficinas de LIBRAS voltadas para os estudantes, professores e funcionários da UFERSA, familiares e cidadãos surdos de Angicos e adjacências, além da equipe e de parceiros do Projeto.

 A iniciativa tem como meta oferecer conhecimentos de LIBRAS para surdos e ouvintes, com o propósito de divulgar a comunidade em geral a cultura surda, além de orientar a forma de comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, estabelecendo interação entre ouvintes e surdos. As duas Oficinas terão dois horários, sendo de 8 às 12h a primeira e, de 14 às 18h, a segunda oficina.

 A Oficina 1, com o tema “Noções básicas de Língua Brasileira de Sinais” será ministrada pelo professor e intérprete de LIBRAS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, e Universidade Potiguar - UnP, Kerson Kleber. O professor abordará o alfabeto (configuração de mãos) e os exercícios gestuais com uso de sinais específicos.

 Já a Oficina 2, com exclusividade para pessoas surdas, terá o professor de Educação Física e de LIBRAS da Associação de Surdos de Natal – ASNAT, Amon Evangelista, como ministrante do tema “Libras em Contexto”. Dentro do conteúdo programático para a Oficina 2 estão, entre outros assuntos, as estratégias para a compreensão de LIBRAS e os exercícios gestuais com uso de sinais específicos.

 A coordenação geral do Programa Conexões da Saberes, que promove as Oficinas, está sobre a responsabilidade da professora da UFERSA Angicos, Ady Canário. As Oficinas têm como formadora responsável à professora Drª Maria das Neves, também da UFERSA Angicos. As oficinas também contam com a participação das estudantes conexistas Rutilene Santos, Dandara Cearense e Elidayane Alencar, da UFERSA Angicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente