SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 30 de maio de 2011

TURISMO NO INTERIOR: UM SONHO ANTIGO


O antigo sonho de interiorização do turismo no Rio Grande do Norte está mais perto de se tornar realidade para alguns municípios, mais especificamente aqueles que estão potencializando suas riquezas naturais para captar investimentos e consolidá-las como atrativos turísticos.
Contando com a consultoria voluntária de um grupo de alunos do curso de Turismo e Hotelaria da faculdade Facex, as cidades de Portalegre, Pedra Grande, Sítio Novo, Vila Flor, Passa e Fica e Olho D'água dos Borges estão construindo seu Inventário Turístico, um trabalho que pode significar a introdução desses municípios no restrito grupo de destinos turísticos do Estado. Atualmente, no RN, apenas os municípios de Parnamirim, Lagoa Nova, Areia Branca e Parelhas já fizeram o inventário e trabalham com captação de recursos.

Apesar de ser uma exigência do Ministério do Turismo para o município poder captar investimentos na área, poucos são aqueles que têm se preocupado em elaborar seus inventários turísticos, devido ao alto preço cobrado pelas empresas de consultoria. Nem mesmo os principais destinos indutores, como Natal e Tibau do Sul fizeram esse trabalho.

Mas, desde 2006, segundo defende a coordenadora do curso de Turismo da faculdade, professora Salete Gonçalves, todo município que pretende trabalhar com turismo tem que fazer o inventário de seus atrativos. Para facilitar a vida dos gestores, evitando maiores despesas, o Ministério do Turismo também orienta que esse trabalho deve ser feito por uma Instituição de Ensino Superior (IES).

Nota do blog: a região central tem potencialidades a serem exploradas, mas falta investimento na área (turismo rústico) tanto da parte dos prefeitos, quanto dos órgãos estaduais e do próprio governo federal. Quando chegam equipes do SEBRAE ou órgão semelhante a um município ou região inteira, pra se ter uma ideia, eles vêm no intuito de mapear as potencialidades e dar segmento a implantação de um plano, que por sua vez, nunca tem prosseguimento.
Fica difícil de falar em turismo no interior, salvo raras exceções, se não houver interesse genuíno dos governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente