SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CIDADE COMEMORA 75 ANOS COM DESFILES E QUEBRA DE TRADIÇÃO

Na correria desta terça, esqueci de falar sobre os desfiles comemorativos ao aniversário de Angicos.
FAÇO isso agora, até como registro de parte do que aconteceu ontem.
Apesar de ter começado mais tarde, uma grande quantidade de pessoas acompanharam das calçadas, praças e casas, os desfiles de bandas marciais e fanfarras daqui de Angicos e da região.
Quero fazer um destaque especial e ao mesmo tempo parabenizar ao capitão Alexsandro: a banda Filarmônica da Polícia Militar que voltou a Angicos, para entoar hinos e festejar o aniversário da nossa cidade, estava belíssima e bem afinada como sempre.
Um primor.
A banda marcial do Francisco Veras foi outro ponto distinto no evento, com o Maestro Emerson Macedo coordenando a garotada.  Sem os alunos das escolas marchando, entraram em cena os professores, principalmente os do Chico Veras.
Realmente os alunos fizeram falta, apesar de alguns terem sido escalados como porta-bandeiras, destaques e outros, em minoria, desfilado.

No entanto...
Dois pontos negativos deixaram uma impressão ruim.
O primeiro deles, foi exatamente a falta de uma temática. Não parecia estar se comemorando realmente o aniversário da cidade.
Parecia mais um desfile alegórico, o que não quer dizer que estava feio, apenas inadequado. Faltou mais empenho dos envolvidos para se abordar a historia da nossa cidade.
Faltou realmente dedicação ao tema.
As bandas marciais e fanfarras que vieram de fora, estavam bonitas alegoricamente, mas não estavam adequadas ao tema.
O segundo ponto, é que em muitas décadas de aniversário de Angicos, nunca tivemos uma mudança tão significativa nos hábitos da nossa população.
Jogaram nossa tradição e cultura pela janela.
O palanque principal da Praça Jose da Penha, local tradicional de eventos desse porte, estava deserto. E as pessoas que se amontoavam no Centro da cidade, não sabiam o que estava acontecendo.
Não tinha uma bandeira sequer hasteada ali. Não havia nenhuma autoridade pra levar sua mensagem ao povo.
E lá se foi nossa tradição.
 Depois disseram que estava acontecendo discursos em outro lugar. Era na sede da prefeitura, mais especificamente na calçada desta.
Muita gente já havia ido embora, por falta de informação.
Os veículos de comunicação não sabiam de nada, da mudança de local ou qualquer outra coisa.
Rádio, blogs, redes sociais, nada.
Faltou comunicação.
Mas o desfile, como desfile, sem veicular a questão da nossa historia, estava muito bom. Parabéns aos seus idealizadores e realizadores.
Fica esse registro, para posterior análise das autoridades competentes, para que no próximo ano, tais falhas possam ser corrigidas.

4 comentários:

  1. Carlos, enquanto as marciais de outros municipios se fazem presente as nossas comemorações, a marcial do municipio não se fez presente.O que aconteceu?

    ResponderExcluir
  2. Senti falta da banda marcial da escola Maria odila, será que o rato roeu os instrumentos? ou o gato comeu as peles? que forom prometidas desde o 7 de setembro?

    ResponderExcluir
  3. Não estou de acordo quando você diz que faltou alunos no desfile, pelo contrário, foi um belo desfile. E não foi por falta de alunos que o desfile deixou de brilhar. Os portas-bandeiras eram alunos, que por sinal muito bem representados. No entanto a presença dos professores simbolizavam os dizeres da faixa, deixando o desfile com mais brilho e motivação para os demais alunos, escolas e visitantes como eu. Parabéns para o municipio e a 8° Dired pelo grande evento, coisa que não acontece nas grandes cidades. Lima - Natal/RN.

    ResponderExcluir
  4. eu concordo com vc carlos tinha mta alegoria,mto morgado, eu assiti da calçada e ja pra o final ,nao tinha som,era silencio total.o povo era correndo. mto sem graça.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente