SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 25 de outubro de 2011

EMPRABA AFIRMA QUE É VIÁVEL A RETOMADA DO PLANTIO DE ALGODÃO NA REGIÃO

A imprensa estadual continua repercutindo a reunião que aconteceu no último sábado, na câmara municipal de Angicos, promovida pelo senador Garibaldi Alves (pai) e que contou com a participação do chefe-geral da Embapa-Algodão, pesquisador Napoleão Beltrão. Coube exatamente a ele mostrar a todos os presentes que a retomada do plantio de algodão em grande escala no Rio Grande do Norte é possível.

 "Nós temos condição plena, inclusive o Estado do Rio Grande do Norte, de voltar forte com o algodão principalmente com um algodão que o Brasil ainda não produz, que é o algodão extralongo. Hoje a gente consome por ano 140 mil toneladas dessa variedade, quantidade que vem toda de fora", disse.
Para tanto, após apresentar dados históricos sobre a cultura do algodão no Rio Grande do Norte, o pesquisador apresentou algumas medidas que têm de ser tomadas para que o cultivo da matéria-prima possa ser retomado. Segundo ele, é necessário um maior envolvimento do Governo do Estado, das prefeituras e dos sindicatos rurais.
Além disso, é preciso contratar técnicos agrícolas para acompanhar os projetos de plantio em cada município. E ainda disponibilizar para os agricultores kits para facilitar o plantio. Tais kits devem conter, entre outros itens, semeadora, cultivador a tração animal e catador de botão floral atacado pelo bicudo. Ainda na audiência pública, Napoleão Beltrão apresentou uma proposta de um projeto piloto que pode ser tocado pelo Estado para promover a revitalização do algodão. A proposta consiste primeiramente em selecionar 100 produtores de 10 municípios com tradição no cultivo de algodão; e fomentar a produção de 2 hectares por produtor.
Após isso, aplicar as seguintes medidas: capacitar os produtores com as tecnologias da Embrapa; articular parcerias; organizar os produtores e viabilizar a comercialização. É essa a proposta que deve ser debatida com o secretário Betinho Rosado. O convite para a reunião foi feita pelo secretário após ouvir de Napoleão Beltrão que o governo do Estado ainda não tinha tido nenhum encontro com o órgão.
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) aproveitou a audiência para pedir o apoio da bancada federal para o projeto. E justificou a preocupação: "Como um homem que acredita na importância da Agricultura, e como conhecedor do assunto, sei que esse segmento é muito significativo do ponto de vista do desenvolvimento econômico. Sei também da importância de dar às pessoas mais necessitadas uma condição de melhoria de vida pelo seu trabalho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente