SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 18 de outubro de 2011

REITOR GARANTE 30 BOLSAS PARA CONTINUIDADE DO PRÉ-UNIVERSITÁRIO EM ANGICOS

O clima de apreensão entre os estudantes universitários e de ensino médio do município de Angicos chegou ao fim com a garantia dada pelo reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido para a continuidade do cursinho pré-universitário. O anuncio aconteceu no último sábado, 15, durante a realização do Fórum de Extensão Pré-Universitário na Escola Pública: Acesso e Permanência de Estudantes na Universidade, promovido pelo Programa Conexões de Saberes na UFERSA Angicos.

A experiência do pré-universitário, como uma das ações do Programa Conexões de Saberes, chega ao fim com a extinção do Programa no próximo mês de novembro. “Foram 12 meses de Programa com reflexos bastante positivos dentro e fora da universidade”, afirmou a coordenadora do Conexões de Saberes na UFERSA, professora Ady Canário. O Fórum veio com a proposta de se discutir conjuntamente, com a sociedade, a universidade e as entidades parceiras, a viabilidade para a continuidade do cursinho.
 A iniciativa do Fórum serviu para consolidar o pré-universitário como mais uma atividade de extensão da UFERSA. Além da universidade, a Secretária Estadual de Educação, por meio da 8º Diretoria Regional de Educação, também se posicionou favorável para a sua continuidade. O Governo do Estado acenou com a possibilidade de financiar bolsas para professores/universitários da UFERSA. “Independente do número de bolsas que serão pagas pelo Estado, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido garante 30 bolsas”, anunciou o reitor, Josivan Barbosa.

Na ocasião, o reitor determinou a direção da UFERSA Angicos a escolha de um coordenador para a implantação do pré-universitário. “Com a parceria do Governo do Estado iremos implantar o cursinho nos municípios que houver demanda”, adiantou. A ideia, disse, é a UFERSA apresentar ao MEC projeto de extensão para a institucionalização do pré-universitário. “O Conexões de Saberes abraçou com muita eficiência o cursinho e hoje não estamos o encerrando, mas dando os primeiros passos para a concretização do pré-universitário de forma efetiva”, considerou Josivan Barbosa.

 EXEMPLOS – Durante o Fórum, os participantes tiveram oportunidade de ouvir depoimentos de estudantes beneficiados com o pré-universitário do Conexões. “Com os professores conexistas tivemos a oportunidade de somar conhecimentos e tirar muitas dúvidas relacionadas aos conteúdos do ENEM”, afirmou o aluno da Escola Estadual Francisco Veras, Rafael Silva, elogiando o compromisso dos universitários. Do ano passado para 2011, o número de estudantes do ensino médio no cursinho pré-universitário em Angicos, passou de 35 para 70 alunos.

 Para o universitário conexistas, Nicanor Barroso, estudante de Ciência e Tecnologia, participar do Programa foi um grande diferencial na vida acadêmica dele. “Lamento o encerramento do Programa Conexões de Saberes e faço um apelo para que a Universidade institucionalize o pré-universitário”, discursou. Além de ter adquirido a prática de sala de aula, Nicanor contabiliza outros benefícios conquistados com o Conexões de Saberes. “Tive a oportunidade de participar de eventos, publicar trabalho e de enriquecer o meu currículo”, concluiu.

Os coordenadores da ação do pré-universitário dentro do Programa Conexões de Saberes da UFERSA Angicos, os professor Eder Jofre e a professora Rita Diana, também defenderam a continuidade do cursinho. Na ocasião, eles entregam ao reitor Josivan Barbosa, projeto para a efetivação do pré-universitário numa atividade de extensão. “Pelos os resultados apresentados entendemos que a experiência pioneira deve ser efetivada”, afirmou Eder Jofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente