SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RN TERÁ 3 VEZES A ENERGIA QUE CONSOME

O primeiro parque eólico montado no Rio Grande do Norte foi um da Petrobras no litoral do município de Macau, em 2004. Está em funcionamento com capacidade instalada de 1,8 megawatt. O segundo parque foi em Rio do Fogo; tem capacidade para 49 megawatts. Também já estão em funcionamento o Parque Alegria I, com 51 megawatts, e Mangue Seco III (26 megawatts), em Guamaré. Até 2014, serão 2,6 gigawatts instalados, que é energia suficiente para atender em três vezes a demanda de consumo do Rio Grande do Norte.

Além do Parque Alegria I, a segunda unidade está sendo montada. Terá capacidade de aproximadamente 100 megawatts. No mesmo município existem outros 4 parques sendo montados: Mangue Seco, I, II, IV e V. Existem unidades sendo montadas também em João Câmara, São Miguel do Gostoso e terrenos sendo preparados para também receber torres em Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, e também na região da Serra de Santana.
O cenário ambiental do município de Guamaré, com 12 mil habitantes, já foi totalmente transformado e não é nem o município que vai receber o maior número de torres eólicas. Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Energia José Mário Gurgel, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Parazinho terá o maior número de torres eólicas. José Mário lembrou que Parazinho, inclusive, é a única que tem fabricante de torres eólicas instalada.
Mas as unidades fabricadas em Parazinho não atenderão 10% da demanda das torres que vão ser instaladas no Rio Grande do Norte nos próximos três anos. As pás eólicas, turbinas e tubos, segundo Antônio Figueiredo, estão vindo da região de Sorocaba (SP), Paraná, Pernambuco e Fortaleza (CE), onde já estão em operação as fábricas desses equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente