SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

EÓLICAS VÃO INVESTIR EM CENTRO DE PESQUISA NO RN

A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) está mapeando instituições que pesquisam a temática em todo o país. O objetivo é implantar uma rede de pesquisa nacional. O documento que trará as diretrizes da rede ficará pronto até 2013. As visitas, que vão resultar na confecção do documento, começaram pelo Rio Grande do Norte, que contará com um Centro Internacional dedicado à eólica, estruturado pela Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado.

No RN, líder em oferta de energia eólica (somando todos os leilões realizados), pelo menos seis instituições já desenvolvem trabalhos na área. Este é o caso do CTGás que já desenha um túnel de vento. Ontem representantes da associação, entre eles a presidenta Élbia Melo, visitaram instituições e discutiram a implantação da rede com pesquisadores e autoridades potiguares. Élbia preferiu não fixar datas nem citar valores.
Embora o ano de 2011 tenha marcado a consolidação da eólica na matriz energética brasileira (o setor conseguiu emplacar mais de 2 gigawatts no último leilão), sua participação ainda é pequena quando comparada a de outras fontes de energia. A eólica não representa nem 1% da matriz energética brasileira, destaca Élbia. A meta prevista no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDEE), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) é atingir 7% em 2020. As companhias do setor querem chegar a 15% em oito anos. A implantação da rede pode acelerar este processo.

NOTA DO BLOG: É muito importante que o nosso estado esteja recebendo essa atenção por parte das instituições que irão explorar o nosso potencial eólico. O futuro vai depender muito da oferta de energia dessa natureza. A região Central vai receber muitos dos moinhos modernos de vento, num futuro muito próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente