SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ANGICOS: UFERSA DIPLOMA OS PRIMEIROS BACHARÉIS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 


A última solenidade de Colação de Grau presidida pelo reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa, também teve caráter especial para a UFERSA Angicos com a formatura dos primeiros 19 concluintes do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia do campus da UFERSA na Região do Sertão Central. Autoridades e familiares dos concluintes prestigiaram a solenidade realizada na última sexta-feira, 10, no Centro de Convivência da UFERSA Angicos. O ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho foi o escolhido pelos concluintes como paraninfo das duas turmas do B.C.T.

A solenidade, de grande importância para a população angicana, representou mais um marco na história da educação do município que no governo de Aluízio Alves, implantou o programa de alfabetização de jovens e adultos, denominado de Pé no Chão se Aprende a Ler, idealizado e colocado em prática em Angicos pelo educador Paulo Freire, sendo até hoje modelo revolucionário no campo da educação.


PAULINHA, FILHA DE ILONA E EDILSON - A MELHOR ALUNA DA TURMA

Ao falar aos concluintes, o paraninfo Garibaldi Filho, relembrou para os mais novos o compromisso do então governador Aluízio Alves com a educação. “Aluízio sempre acreditou que o desenvolvimento e a justiça social são possíveis por meio da educação”, pontuou, acrescentando importantes iniciativas do tio dele como a criação da Escola de Serviço Social, na década de 40, tendo sido também Aluízio um dos percussores do ensino superior no Rio Grande do Norte. “Quero compartilhar esse momento de emoção todos os membros da família”. Além de Aluízio, o ministro Garibaldi Filho, nomeou Expedido, Agnelo, Garilbaldi (pai) e Henrique. A família Alves é natural de Angicos.

 No seu discurso, o ministro Garibaldi Filho também ressaltou o trabalho do reitor, Josivan Barbosa para transformar a Escola Superior de Agricultura de Mossoró em Universidade Federal Rural do Semi-Árido, sendo a primeira instituição de ensino superior localizada na região do semiárido. “O reitor Josivan Barbosa tem o nosso parabéns e o reconhecimento da importância da UFERSA que forma a primeira turma em Angicos e oferece na área de ciência e tecnologia sete cursos de engenharias”, discursou.

Mostrando conhecimento sobre a UFERSA, o Garibaldi Filho, apresentou aos concluintes e seus familiares os números que comprovam o crescimento da Universidade. Em apenas oito anos, o orçamento da UFERSA saltou de R$ 1,2 milhão para R$ 50 milhões; o número de professores saiu de 54 para 400 docentes e o número de alunos saiu de 700 para 7 mil matriculados. A UFERSA, na avaliação do MEC, aparece como segunda melhor universidade do norte/nordeste.

 Além do reitor, Josivan Barbosa, o paraninfo Garibaldi Filho, fez questão de homenagear, In Memoriam, o idealizador e ex-diretor da ESAM, professor Vingt-Un Rosado, que foi a primeira pessoa a sonhar com a instalação de universidade federal em Mossoró. “Essa vitória não é apenas da UFERSA, mas de todos que reconhecem a transformação que a universidade proporcionou na região”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente