SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 27 de março de 2012

CONCURSO PÚBLICO DE ANGICOS – VERDADEIRO OU FALSO?

O concurso público para provimentos de cargos na prefeitura municipal de Angicos foi, da licitação até a realização, uma falha atrás da outra.
Tudo começou quando o vereador Agecy Anaximandro [PTB] procurou a Promotora da Comarca, Doutora Yveluska Alves Lemos para avisar sobre uma possível ação para promover uma determinada empresa realizadora de concursos públicos, muito conhecida nos meios jornalísticos. Tratava-se da empresa Acaplam - Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios.
O vereador disse durante a visita ao MP que aquela seria a empresa que vencedora da concorrência para realização do concurso, mesmo faltando 20 dias para o acontecimento.
O processo transcorreu sem publicação no Diário Oficial do Estado – DOE, conforme manda a lei nº 8666,  que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos (clique AQUI!). A licitação inicial foi adiada, e novamente, não teve uma divulgação adequada, fosse no DOE ou em jornal de grande circulação no estado.
Apenas uma empresa participou da concorrência, e coincidência ou não, acabou sendo a empresa apontada pelo vereador Agecy, a Acaplam, que também ganhou o direito de realizar o concurso.
Logo após, foi publicado o edital, e uma série de retificações veio em seguida, nas semanas e meses seguintes. Isso aconteceu até que um grupo composto por seis dos noves vereadores do município resolveu procurar o Ministério Público e expor o que estava acontecendo até então. Baseado nas evidencias apontadas pelos edis, a promotoria decidiu intervir e adiou o certame, forçando a empresa a publicar mais uma correção. No entanto, o que era pra ser um ato punitivo, acabou servindo para beneficiar a Acaplam, pois com as inscrições reabertas, mais pessoas se inscreveram e mais dinheiro entrou nas contas da empresa.
Preocupados com os rumos do concurso, o grupo de parlamentares angicanos voltou a procurar o Ministério Público e então, deram ingresso numa Ação Ordinária com Pedido de Liminar junto a justiça, buscando a anulação do concurso com base nas muitas evidências apontadas. O pedido foi negado, o concurso foi realizado e as falhas aumentaram, expondo coisas que já eram esperadas.

FALHAS MAIS GRAVES DO CONCURSO
1ª falha – na prova para fisioterapeuta havia 7 questões exatamente iguais, com as mesmas perguntas e respostas.
2ª falha – a mesma prova aplicada pela manhã para  auxiliar de serviços gerais – ASG, terias sido aplicada a tarde, é o que afirmam populares que teriam feito as provas. se for verdade, só esse erro grosseiro já tornaria todo o certame passível de anulação.
3ª falha – a troca de CPFs de candidatos, nas inscrições on-line continuou durante o domingo, deixando muita gente com problemas para se identificar ou até mesmo fora das provas.
4ª falha – a total ausência de detectores de metais na fiscalização provocou uma verdadeira farra pra quem tinha celulares modernos, como smarts fones ou i-phones, pois sem uma fiscalização rígida nos banheiros, ouve muita consulta a internet durante o horário de aplicação das provas, e muitos se beneficiaram desse expediente. Não havia também um acompanhamento eficiente dos concursandos fora da sala de aula.
5ª falha – a organização do espaço em sala e a fiscalização ineficiente proporcionavam a “cola” e a troca de informações dentro do espaço onde eram realizados os testes.
Ainda vale salientar a inscrição de muitas pessoas normais para as vagas de deficientes, coisa aberrante e do conhecimento geral dos munícipes angicanos.
Finalmente, já na manhã desta segunda feira, 26, a Promotoria Pública da comarca de Angicos através do Ministério Público Estadual promoveu uma ação de busca e apreensão no escritório da Acaplam, apreendendo todos os gabaritos das provas, retendo-os até a correção, quando um representante do MPE acompanhará todo o processo.
Fica então a seguinte dúvida: e se houve gente com acesso as respostas antes da hora do concurso, como aconteceu com parte dos ASGs, o que acontece então? Tem como identificar através dos gabaritos?.
Ficam muitas indagações, muitas questões espalhadas pelo ar. Certamente o Ministério Público está agora, buscando encontrar as (muitas) falhas do processo, coisa que deveria ter sido feita antes, pois muito foi exposto pelos parlamentares do município. Antes tarde do que nunca.
Queremos acreditar que a justiça vai buscar punir as irregularidades que se apresentarem e proteger os populares de várias regiões que vieram ao município para concorrer a um cargo público.
A empresa Acaplam é alvo de muitos processos, basta consultar a internet, e há poucos dias, teve o concurso da cidade de Ceará-mirim anulado.
Já o prefeito do município de Angicos não mostra nenhum respeito para com a lei, pois recentemente, recebeu recomendação da promotoria para demitir uma parente sua, mãe de sua esposa, e numa jogada, acabou desrespeitando a justiça e sendo descoberto, fator que lhe resultou numa ação do MP.
Eu nem vou me alongar, apontando os “laranjas” ou “fantasmas” que existem na prefeitura, mas o concurso que acabou de acontecer, serve para coroar tanto a empresa Acaplam, quanto o senhor prefeito Ronaldo Teixeira.

23 comentários:

  1. Severino dos Ramos Belísio27 de março de 2012 às 01:12

    Eu não acredito que este concurso não tenha um final feliz, diante de tantas irregularidades, já apontadas e esperadas, espero que os direitos dos cidadão que pagaram e investiram para serem aprovados de forma justa sejam respeitados,portanto acredito no MP e no judiciário e fico na certeza que a impunidade será banida.

    ResponderExcluir
  2. Sem falar que já fiz vários concursos e nunca tinha visto uma pessoa passar em sala e sala perguntando quantos faltou e tal... Eu acho que a empresa tem como saber todas essas informações. Mas, já descobri que a senhora que fazia as pergunta era a Secretaria de Educação do município. Estranho isso.

    ResponderExcluir
  3. Eita que ta chegando dia 17 A Lista do Vereador Agecy ou aparece ou o mesmo se vera em situação complicada, e o mesmo acabara sendo processado, por Calunia e difamação e constrangimento.
    Eu como tenho consciência que não passei serei o primeiro a processá-lo.

    ResponderExcluir
  4. CARLOS SEI QUE O PITACO NÃO TEM NADA HAVER COM A MÁTERIA, MAIS TI IMPLORO FAÇA UMA VISITA NA RUA FLORENCIO OTAVIANO (RUA DO DETRAN), TEM UM ESGOTO ENTUPIDO NÃO TEM QUEM AGUENTE, MOO NAQUELA RUA, JA ADOEÇI, AS CRIANÇAS ESTÃO EXPOSTAS AQUELA IMUNDIÇE, OS TAPURÚS BOIANDO EM PLENA VIA PÚBLICA... FAÇA ALGUMA COISA POR AQUEL POVO... EM FRENTE A CASA DE CANINDÉ DA VERDURA, EDINEIDE CARAÚ E VENANCIO NÃO TEM QUE AGUENTE...

    ResponderExcluir
  5. Que falta de organização, a mesma prova em dois turnos diferentes, é para não acreditar.

    ResponderExcluir
  6. ANALFABETO RESPONDER A PROVA E ACERTAR 18 PONTOS, NÃO ACREDITO, ME ENGANA QUE GOSTO.

    ResponderExcluir
  7. era pra ser so para os angicanos esse concurso

    ResponderExcluir
  8. PARA NOSSA ALEGRIAAAAAAAAAAAAAAA TEM QUE SER ANULADA MESMO.

    ResponderExcluir
  9. manoel janiclebio felipe27 de março de 2012 às 12:38

    caro amigo carlos costa sem fala em questoes mal elaboradas e com erros ortograficos como a questao 16ª para vigia que tinha um erro ortografico

    tava escrito LESO com "S" e com "Z"

    [tenho tres filho: jota,jezo e (leso)...


    qual a difefença de idade le (lezo) e jezo de hoje ha cinco anos

    assim n da sao erros bobo q e anuladas as questoes.:(

    ResponderExcluir
  10. Severino dos Ramos Belísio27 de março de 2012 às 14:32

    No mínimo é absurdo perguntar quem faltou afinal de contas onde estava a lista de presença?

    ResponderExcluir
  11. so quem perde com isso e a cidade e os cidadaos . que vergonha meu jesus.eu fiz sabendo.

    ResponderExcluir
  12. Severino dos Ramos Belísio27 de março de 2012 às 17:11

    Depois da apreensão dos gabaritos dos concorrentes, o vereador Agecy foi quem ganhou com isso,pois agora não terá de explicar nada e sua lista será sempre verdadeira...?

    ResponderExcluir
  13. Isso é muito vergonhoso!!! Meu Deus que falta de consideração,tanto sacrificio que fiz, gastei a metade do dinheiro de minha feira, tirei da boca dos meus filhos, perdi sono por causa de um prefeito que não teve consiência do grande erro que estava cometendo... e agora o nosso dinheiro, será que vamos receber volta ? Deixe de ser desumano prefeito.....kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Angicos ainda fede a velha política do atrasoTodo município comemora e só tem a ganhar quando há concurso público, isso significa que pessoas que estão sem emprego enxergam uma luz no final do túnel do desemprego que ronda as pequenas cidades da Região Central potiguarNo município de Angicos é diferente, políticos sem escrúpulos e uma imprensa covarde e hipócrita sob o comando de estrategistas políticos com idéias retrógadas e neonazistas, tentam atropelar ações de melhorias para o povo por parte do executivo municipal angicano com a velha e cruel política deplorável praticada pelas sujas oligarquias potiguares e seus lunáticos seguidores.Más línguas dizem que são verdadeiros soldados de Bin Ladem.Lamentável que isso ainda continue acontecendo em pleno 2012

    ResponderExcluir
  15. O concurso mais desorganizado que já vi na minha vida;No caso da minha prova em uma questão tinha duas alternativas iguais e as fiscais não sabia nem dar informação sobre o que fazer.

    ResponderExcluir
  16. e as pessoas de outras cidades que não têm nada haver com picuinha dos politicos de Angicos,como ficam? coitados, desconhecidos não passarão,com certeza. isto é vergonhoso para um país democrático, pois concurso público é para todos, devia passar quem sabe mais.

    ResponderExcluir
  17. Severino dos Ramos Belísio28 de março de 2012 às 00:22

    Amigo entendo a sua agonia com relação a questão, leso é com S e não com Z, se for em nome de pessoas depende de como foi registrado em cartório, gostaria de que me enviasse se possível a questão completa ou seja a situação problema,para que possa analisar,pois existem várias provas no portal da ACAPLAN( acabou com o planeta Angicos) preciso pelo menos saber q qual cargo concorreu, se possível encaminhar os dados solicitados ficarei grato em lhe ajudar.

    ResponderExcluir
  18. Severino dos Ramos Belísio28 de março de 2012 às 00:26

    Amigo nada contra a quem não teve oportunidade ou vontade de aprender a ler e escrever, mais é impossível uma pessoa que não tenha estas habilidades a acertar 30 por cento de uma prova subjetiva isto é cientificamente comprovado, imaginem acerta 18 questões, n minimo isto é uma pida do tempo da carochinha. Cuidado....? Gabarito....protecionismo....Cambalacho.....Vidente...?....Sei...?

    ResponderExcluir
  19. Sem esquecer que as provas pra MERENDEIRAS também foram feitas em dois horarios diferentes. E quem fez pela manhã passou as respostas exatas para qm iria fazer a tarde. Espero que a Promotora não só faça o FUAR. Vamos agir Dra. Iveluska.

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente os políticos são assim, vamos votar NULO. Saudades do tempo dos militares.

    ResponderExcluir
  21. VOTE NO DOUTOR!!!!!!!!!!!!!! JALMIR AGRADECE

    ResponderExcluir
  22. palhaçada, desrespeito com os Angicanos...

    ResponderExcluir
  23. se este concurso não for anulado eu e minha familia votamos nulo pra prefeito e vereador eles não merecem nossos votos peçam voto a quem eles ajudaram estou muito decepicionada com politico.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente