SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 11 de março de 2012

VIAGEM DE ROSALBA DEIXARÁ RN SEM GOVERNADOR POR UMA SEMANA


Deu no MINUTO.COM

Ela vai participar de dois road shows nos Estados Unidos, um em Nova Iorque e outro em Las Vegas, a fim de “vender” as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte para os norte-americanos.

Rosalba, porém, não pretende passar a administração do Estado para o vice-governador Robinson Faria (PSD), com quem está rompida desde outubro do ano passado. Nem tampouco para o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), que estará com ele na terra do Tio Sam.

Como o retorno de Rosalba está marcado para a sexta-feira seguinte, dia 23, isto significa que o Rio Grande do Norte passará uma semana sem ninguém a comandar oficialmente o Estado.
A rigor, não há nada ilegal no ato da governadora.

O artigo 62, inciso 2, da Constituição Estadual permite aos governadores se ausentarem do Rio Grande do Norte por até 15 dias em viagens ao exterior, sem que seja necessário pedir licença à Assembleia Legislativa.

Somente se extrapolasse esse período, sem o devido consentimento da Assembleia, é que a governadora estaria correndo o risco de ter o cargo declarado vago.

"O protocolo e a boa relação exigem que o cargo (de governador) seja passado para o vice em casos assim, mas em termos legais não há nenhuma obrigação", explica o professor de Direito, Erick Pereira.

Assim, a governadora Rosalba Ciarlini vai embarcar tranquila com sua comitiva para os Estados Unidos e, ao mesmo tempo, dar mais uma demonstração de “chega-pra-lá” no vice-governador Robinson Faria.

 O detalhe curioso é que foi exatamente uma viagem dela aos Estados Unidos que culminou no rompimento com Robinson.

 Em outubro de 2011, a governadora transferiu temporariamente suas funções para o vice durante os dias em que esteve no país de Barack Obama.

 Robinson aproveitou a interinidade para cumprir uma agenda de visitas de obras para efetivar ações importantes, incluindo a sanção da lei que garantiu oempréstimo de US$ 540 milhões do Banco Mundial para o governo. Com uma movimentada agenda de governador em exercício, o vice levou a níveis altíssimos a ciumeira da governadora e do círculo político mais próximo a ela.
O saldo foi a crise política que descambou para o fim da aliança entre os dois e que trouxe outras consequências para o governo, como a saída do então secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, que hipotecou solidariedade a Robinson e saiu do governo disparando críticas a Rosalba e ao marido dela, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado.

 Agora, Rosalba se vale de todos os seus direitos para manter o vice bem longe da sua cadeira. Coisas da política.

4 comentários:

  1. SEM GOVERNO O ESTADO JA TA AMIGO, QUE ELA VA E FIQUE POR LA MESMO COM CERTEZA NÃO VAI FAZER FALTA.

    ResponderExcluir
  2. Severino dos Ramos Belísio12 de março de 2012 às 03:56

    ainda tem uma Lei da tal infidelidade partidária, como pode? uma governadora tratar um Vice que, se não fosse a sua densidade eleitoral, ela nunca teria chegado lá com tanto descaso, mesmo sabendo que o Prefeito, governadores, poderão se afastar por período inferior a 15 dias sem autorização da Câmara, mais é questionável a Lei eleitoral e para que serve Vice? só para puxar votos e receber salarios dos cofres públicos, claro nada contra o vice e sim como a Lei é conduzida e muitos acham bonito, uma desunião tão rápida como aconteceu com a governadora e seu vice, bem feito porque não procurou outra pessoa para ser vice ou não se lançou candidato a governador, a Justiça de Deus pode até tardar mais é infalível.

    ResponderExcluir
  3. então quer dizer que a governadora não pode viajar pra buscar recusos para a melhoria do esta pera i assim ja e demais ela tem que buscar recurso sim ela e uma mulher de competencia e saba muito bem o que esta fasendo quando o assunto e avançar o RN cada vez mais esta certo ela sim não deichar o esta com ninguem ate porque ela esta ciente da incompetência que segue ela ao seu redor e isso ai Rosalba viaje e faça o melhor que vc possa faser boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Severino dos Ramos Belísio13 de março de 2012 às 00:11

    Estranho é por isso que o Estado não avançou e sim, recuou, viajar qualquer pessoa pode, não precisa ser govenador, agora abandonar o Estado, tendo o vice para assumir, quer dizer que o vice só prestava como puxadores de votos, já usou e abusou, portanto virou descartável, uma outra coisa que não entendi buscar recursos no Estados Unidos...? Está na hora de revisar mesmo a Lei da infidelidade Partidária e fazer constar um artigo que se acontecer desentendimentos e fatos desta natureza, perde o mandatos ambos, ai sim as coligações que tanto sonham só para cargos executivos poderâo serem firmadas, não entendi porque no Brasil os legisladores na sua maioria só legislam em causa própria, assim nunca avançara e si retrocedera....?

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente