SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CONSELHO APROVA CURSO DE MEDICINA PARA A UFERSA

O curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foi aprovado internamente nessa quinta-feira, 12. Depois de receber o aval do Departamento de Ciências Animais, a qual será atrelado, e do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONSEPE), o novo curso também recebeu sinal verde do Conselho Universitário (CONSUNI).
Todo processo interno correu rapidamente para que o projeto de criação do curso seja apresentado o quanto antes ao Ministério da Educação (MEC). "Nosso objetivo é apresentar o projeto no próximo dia 19, quinta-feira", informou o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa Menezes Feitosa.
Josivan destacou que o ministro da educação Aluízio Mercadante colocou como grande bandeira de sua gestão a instalação de cursos de Medicina nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que o intuito é fazer com que a Ufersa faça parte desse projeto ministerial. O reitor acrescentou que o MEC criou uma comissão para fazer um levantamento para definir que cidades e universidades deverão ser priorizadas para a instalação dos novos cursos de Medicina. "Estamos trabalhando para que Mossoró seja contemplada", ressaltou.
Após a entrega do projeto, Josivan disse que vai fazer gestão junto ao ministério para que a Ufersa não fique de fora da lista de instituições selecionadas. O reitor acrescentou que a Ufersa parte na frente por já contar com professores para a área de ciências biológicas e infraestrutura de laboratórios, embora exista previsão para a contratação de 52 professores.
Se for realmente criado, o curso de Medicina vai oferecer 80 vagas anuais (40 por semestre) e o ingresso será feito por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A expectativa de Josivan é que as primeiras 40 cadeiras já sejam disponibilizadas no Enem do próximo ano, com o início das aulas da primeira turma ocorrendo em 2014.
Além de toda a importância social com a formação de novos médicos, Josivan destacou que o curso também será importante para diminuir a concorrência por uma vaga em Medicina. No último vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a disputa foi entre 130 candidatos por vaga. "Com as 80 vagas, a disputa deve ficar em torno de 30 candidatos por vaga", concluiu.

Um comentário:

Reflita, analise e comente