SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 18 de abril de 2012

VESTIBULAR DA UFRN VAI ACABAR E UNIVERSIDADE TERÁ 50 POR CENTO DE VAGAS NO ENEM

UFRN
O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com os dias contados. Em reunião realizada na tarde de ontem, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN confirmou a adoção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o preenchimento de 50% das vagas oferecidas pela universidade em 2013 (com provas realizadas este ano). Além disso, também foi definida a extinção do vestibular no próximo ano, com 100% das cadeiras de 2014 sendo preenchidas através do SiSU. A medida, de acordo com a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, visa democratizar a entrada de alunos na instituição.

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, o Enem passou a também ser utilizado pelas universidades públicas do país como forma para o ingresso de novos estudantes. A seleção é feita pelo SiSU com base na nota obtida pelo candidato no Enem, no qual os candidatos podem, através do site específico, consultar as vagas disponíveis e os cursos nas instituições que participam do programa.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFRN, Alexandre Menezes, só haverá vestibular para a entrada de alunos no primeiro semestre, com a divisão das vagas entre os candidatos que optarem pelo SiSU e pelo vestibular. Os cursos que tiverem entrada somente no segundo semestre terão todas as vagas preenchidas através do SiSU, com as notas do Enem.
Para o preenchimento de vagas em 2014, em que os candidatos participam da disputa por vagas em 2013, não haverá mais o vestibular. A UFRN definiu que 100% das vagas serão preenchidas através da Seleção Unificada. Para o pró-reitor de Graduação, a medida fará com que o Rio Grande do Norte não seja o "foco" para alunos de outros estados que vêm ao estado prestar vestibular devido às mudanças na forma de seleção em outras localidades no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente