SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 19 de maio de 2012

FECOMERCIO/RN: EX-MINISTRO DO TST MINISTROU PALESTRA SOBRE NEGOCIAÇÃO COLETIVA”


Negociação coletiva de trabalho foi o tema da palestra proferida pelo ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala, durante o 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais, que aconteceu de quinta feira, 17, para ontem, no Centro de Convenções de Natal.
Durante sua explicação, ele ressaltou por diversas vezes a união dos sindicatos empresariais, que segundo o ex-ministro, ainda está aquém da força dos sindicatos dos trabalhadores, por exemplo. “O empresariado agora está consciente de que precisa se unir para ter sindicatos fortes, que lutem pelos seus direitos e os representante perante a sociedade e a justiça”, explicou Abdala, que ainda enfatizou: “a classe precisa superar as diferenças, lutar pelo bem maior e adquirir força”, finaliza.

Vantuil Abdala explicou que para que as negociações coletivas de trabalho sejam satisfatórias para os empresários, a união é fundamental: “as negociações coletivas saem fortalecidas se o empresariado estiver unido, principalmente porque, uma vez que a classe esteja divida, eles perdem a força perante a justiça, que termina por derrubar as decisões obtidas na negociação coletiva”. Nesse contexto, o ex-ministro ressaltou que é necessário lutar pelos direitos e pelos interesses dos empresários, mas deve-se manter sempre a cautela: “o exagero pode prejudicar quem devemos proteger”, afirma.

Em sua palestra, Abdala explicou ainda que as negociações coletivas, se tratadas do modo correto, estão cada vez ganhando credibilidade, pois alguns pontos presentes na Constituição Federal foram direito adquiridos a partir desses acordos: “hoje não se pode reduzir o salário de funcionário, por exemplo. Essa é uma lei prevista na Constituição que foi obtida pelos trabalhadores através de uma negociação coletiva de trabalho”, exemplifica Vantuil.

Na quinta feira, os congressistas participaram de trabalhos temáticos que abordaram diversas áreas e tiveram como tema: “autopeças: Inspeção Veicular”, “e-commerce e redes sociais: integração com a loja física”, “associativismo: centrais de negócios”, “shopping centers”, “automação comercial/ exigências fiscais tributárias”, “representantes comerciais” “farmácias: farmácias populares”, “convenção coletiva de trabalho”, “como utilizar a mídia no sindicalismo patronal” e “segurança patrimonial/ saúde ocupacional e segurança no trabalho”.

O 28º Encontro dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo terminou ontem, sexta-feira, 18, com as palestras do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, dos empresários Jussier e Durval José Dantas e do gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente