SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 27 de julho de 2012

INTERNET - GUIA DE COMPRAS - A VERDADE SOBRE OS PLANOS DE NET VIA CELULAR


Olá caros usuários do Blog do Carlos Costa. Resolvi escrever esse post porque essas semana ouvi no carro de som uma propaganda da Claro oferecendo internet com planos de 3gigas e 5gigas em Angicos. Confesso que até pra quem é do ramo de internet os nomezinhos confundem.
Confundi 3gigas com 3 megas. Foi o 3g max que me confundiu. Bem então vamos as explicações de como você usuário de internet pode se situar nesse mundo de gigas e megas por segundo.

Todo plano de internet baseia seus planos pela velocidade. Tanto que normalmente provedores de acesso vendem planos em kbits por segundo, ou comumente conhecido por kbps ou apenas "quantos k?". Se formos medir planos de internet em velocidade teremos:

Planos de 256 kbps (Claro/Tim pelo celular usando GPRS porque em Angicos não tinha 3g ainda)
Planos de 500 Kbps (Provedores de internet como R2Web ou CentralNet)
Planos de 1Mbps (Ainda provedores de internet)
Planos de 2Mbps (Apenas R2Web até onde eu sei oferece esse plano em Angicos)

Esses planos por velocidade oferecem ao cliente o trafego nominal (ex: 500kbps) de download e upload. Ou seja quem contrata esse plano teria um download de 500 kilobits por segundo e um upload também nessa mesma velocidade. Como todos são provedores de banda larga o usuário pode esperar essas velocidades máximas estarem a disposição, más não a todo tempo, pois o serviço de banda larga garante apenas 10% do valor nominal contratado como garantia de banda. Então nesse caso seria uma velocidade que varia entre 50 e 500kbps.

Já a Claro e Tim em Angicos vem comercializando planos por tamanho de tráfego. Ou seja, quando eles falam em Giga estão falando que o cliente tem tantos Gigas mensais para transferir arquivos. Aí vem a pergunta essa franquia de tantos Gigas vai ser transferida a que velocidade?

Vamos pegar o exemplo da Claro que oferece 3GMax com franquia de 3Gigas mensais. Se o 3g da Claro em Angicos rodar pelo ou menos a 500kbps quer dizer que os 3072kbis que você tem direito a transferir mensalmente serão transferidos para o seu computador em 6291 segundos ou em 104 minutos. Então a sua franquia de 3 Gigas de trafego se você baixar 5 filmes em 2 horas já era.

Nos planos de provedores de internet não tem limites de trafego. O limite é apenas o de velocidade. Quando o usuário precisar baixar 10 filmes vai poder. Pode variar a velocidade? Pode, más vai usar durante o mês todo sem ter preocupação de banda. Ainda sobre os planos de operadoras de telefonia sabemos que eles prometem 256kbps más quando medimos aqui em Angicos não dá 100kbps e nos de 1Mbps não passa de 200kbps.

Quando vamos contratar planos não podemos também contratar apenas pelos valores e penas velocidades. Assistência local, facilidade de comunicação (atendimento robô), equipe local, estabilidade, facilidade de negociação e o mais importante: presença, são detalhes que temos que levar em conta ao contratar a internet da nossa residência ou empresa.

É importante que o usuário principalmente do interior tenha esses cuidados porque é muita informação, muitos bits e bytes e precisamos ficar atentos para não trocar gato por lebre.

RÊNIO RICARDO MEDEIROS SOUZA
DIRETOR ADMINISTRATIVO DA R2 WEB

Um comentário:

  1. Maria Izabel Assunção29 de julho de 2012 às 16:54

    Obrigada, Rênio, pela explanação sobre o assunto. Se eu tivesse pesquisado antes, não teria sido enganada pela Claro. Infelizmente, assinei contrato e tenho que pagar o valor durante 1 ano, e sequer uso a internet, pois só entrar em um site já atinge o limite do plano.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente