Os brasileiros reduziram os
gastos com lazer, roupas novas e telefone no segundo trimestre de 2012.
Pesquisa Global sobre a Confiança e Intenção de Gastos do Consumidor, realizada
pela Nielsen, mostrou que, que 55%, 53% e 52% dos entrevistados,
respectivamente, disseram ter enxugado despesas com estes itens.
De acordo com a Nielsen,
apesar de ser a população mais confiante, os consumidores estão começando a sentir
os reflexos da desaceleração na atividade econômica provocada pela crise
européia.
Além dos cortes já citados, os
brasileiros também estão tomando outras medidas para reduzir as despesas, como
tentar economizar gás e eletricidade (48%), diminuir férias ou viagens curtas
(40%) e migrar para marcas de alimentos mais baratas (38%).
Ao serem questionados sobre
como utilizar os recursos excedentes após cobrir despesas essenciais, 37% dos
entrevistados responderam que quitariam dívidas de cartões de créditos ou
empréstimos, 35% gastariam com entretenimento fora do lar, 30% comprariam
roupas novas e 22% utilizariam os recursos para adquirir produtos com novas
tecnologias.
Por outro lado, 11% aplicaria
a dinheiro numa caderneta de poupança, 9% investiriam em ações ou fundos e 4%
optariam em investir na Previdência Privada.
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