SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CHUVAS: PROGNÓSTICOS PARA 2013 SÃO PRECIPITADOS


Os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) ainda estão cautelosos em emitir prognósticos climáticos para 2013. Por enquanto, segundo o Gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, não se pode dizer se o próximo ano, no semiárido potiguar, vai ser seco ou chuvoso.

A maior parte dos projetos é focado na estrutura hídrica.  "O que se quer é dar uma garantia futura de sustentabilidade e amenizar os efeitos da estiagem", afirmou Ivanaldo Pessoa. O teto de crédito, por produtor, é de R$ 12 mil. O coordenador de Crédito Rural adiantou que esta semana  equipes da Emater farão visitas às agências do BNB em Assu, Angicos e Mossoró para checar o andamento e a operacionalização do crédito. Esse crédito é dirigido aos pronafianos.

A expectativa da Emater era a demora entre a elaboração do projeto até a liberação do crédito fosse de, no máximo, 20 dias. Mas,  algumas propostas estão demorando até dois meses para a liberação. Segundo ele, as visitar vão ajudar a levantar o número de propostas aprovados e com crédito liberado, ou prestes a liberar. Este ano, já houve ampliação na estrutura hídrica das propriedades, com a construção de 482 barragens subterrâneas.

A projeção da Emater e Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh) é de construir outras 2 mil no semiárido. O titular da Semarh, Gilberto Jales, disse que as ações estão avançando, mas que "por outro lado, a gravidade da seca também tem aumentado". Ele disse que, nessa questão hídrica, o governo tem trabalho em duas frentes - a conclusão das adutoras (Alto Oeste, Brejinho e Carnaúba dos Dantas) e a instalação de poços.


Este ano, foram colocados em operação 50 poços e a previsão é de que mais 180 sejam instalados.  No caso da Adutora Alto Oeste, 80% das obras estão concluídas. "Em alguns pontos falta o serviço especializado de automação e na hora em que ficar pronto nós interligamos os municípios", disse Jales. A previsão é de que o primeiro trecho comece a operar em  45 dias, beneficiando, Luís Gomes, e o segundo em 60 dias. Com 300 km de extensão, a adutora atenderá 23 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente