SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MAIORIA DOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS É DA CLASSE C, DIZ SEBRAE


Mais da metade dos brasileiros que decidiram deixar o emprego formal para se aventurar em um negócio próprio pertence a classe C. Segundo pesquisa encomendada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) 55% dos empreendedores do País são da considerada nova classe média.

De acordo com a pesquisa, esse cenário diverge de outros países onde geralmente os pequenos empresários são de níveis econômicos mais elevados, como as classes A e B. No Brasil, 37,5% dos empreendedores ainda faz parte desse grupo mais endinheirado da população. Apenas 7% pertence as classes D e E, nas quais os recursos e a instrução para se abrir um negócio são mais difíceis de se obter.

O levantamento mostra ainda que os ramos mais escolhidos pela classe C são lojas de roupas, salões de cabeleireiros, pequenas butiques, mercearias, alvenarias, lanchonetes e pequenos armazéns.

No entanto, o estudo ressalta que “ a onda de criar novos negócios traz novos desafios”, pois muitas dessas empresas não passam do segundo ano de vida, seja por falta de planejamento de mercado ou de instrução de gestão por parte do empreendedor.

Comparando com países do mundo todo, o Brasil é o terceiro país mais empreendedor do mundo, com 27 milhões de pessoas que abrem seu próprio negócio. Os brasileiros perdem apenas para a China, com 370 milhões de pequenos empresários, e para os Estados Unidos, que tem 40 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente