SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 29 de março de 2013

ALUÍZIO ALVES E PAULO FREIRE [01]



O grande evento idealizado pela Ufersa/Angicos com relação às comemorações dos 50 anos das “40 horas” de Paulo Freire em Angicos continua caminhando para acontecer a partir do dia 02 de abril, no campus local da universidade.
O que tem certo é a grande mobilização que vários professores da Universidade estão realizando atrelado ao trabalho que vem sendo orquestrado para que esse evento aconteça.

O que está faltando, no entanto, é lembrar um pouquinho mais da figura daquele que foi o grande responsável pela vinda do professor Freire e a implantação do seu método em solo angicano: o então governador Aluízio Alves.

Atualmente,  apesar de ter sido o homem que teve a coragem de trazer o método revolucionário do Professor Paulo Freire, para Angicos, Aluízio Alves é pouco lembrado, mas foi ele que provocou diversas e profundas modificações na cidade em questão. Aluízio fez muito por angicos, e o blog vai contar em outras postagens.

O Método Paulo Freire

O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire, O método nasceu em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN, alfabetizando muita gente em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas 40 (quarenta) horas de aula e sem cartilha. Freire criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo: Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente