SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 18 de março de 2013

RN: SECRETÁRIO DE SEGURANÇA SOBRE FALTA DE EFETIVO: “ESTÁ DIFÍCIL”

DEU NO PORTAL NO AR

Com a adesão do Rio Grande do Norte ao programa Brasil Mais Seguro, do Governo Federal, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) espera diminuir os índices de violência no Estado, sobretudo, com a criação de novas unidades do Comunidade em Paz. Porém, em uma coisa, a União não poderá ajudar o Estado: a falta de efetivo, policiais militares e civis. Em entrevista concedida ao portalnoar.com na semana passada, o titular da pasta, Aldair Rocha, confirmou que tem sido difícil trabalhar com a falta de homens.

 “Está difícil. Não é fácil não. A falta de efetivo tem sido um problema”, afirmou o secretário pouco depois de divulgar números sobre a redução da violência no Estado com ações integradas e de inteligência. Segundo Aldair Rocha, a Sesed não sabe, exatamente, quando o Governo do Estado vai nomear novos policiais militares e civis ou abrir um novo concurso para as duas instituições. “Há uma dificuldade financeira do Estado para isso”, acrescentou.

É importante lembrar que tanto no caso da Polícia Civil, quanto da Militar, há pessoal ainda a ser chamado. Na PC, o Estado teria convocado até o momento apenas os números suficiente para cobrir aquelas vagas deixadas por policiais que morreram ou se aposentaram nos últimos anos. Mesmo com vagas criadas – e abertas – na Instituições, o Governo do Estado tem recorrido das decisões judiciais que o obrigam a convocar os policiais civis como forma de reverter as sentenças.

Com relação à Polícia Militar, também existem vagas e decisões judiciais, mas segundo o Governo, o que impede convocação dos aprovados no último concurso é a sentença de que o certame já teria “expirado”. De qualquer forma, o comandante-geral da Polícia Militar no RN, coronel Araújo Silva, afirma que existe um déficit  no momento, de 4 mil homens – são 13 mil vagas na corporação, tem 9 mil policiais na ativa.

O coronel Araújo revelou ainda que já entregou um pedido por escrito de realização de um novo concurso, que teria 120 vagas para oficiais da Polícia Militar. A governadora Rosalba Ciarlini anunciou no final do ano passado que em 2013 teria um novo concurso para o Curso de Formações de Oficial (CFO), porém, ainda não divulgou quando pretende fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente