SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 21 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA REIVINDICA INSTALAÇÃO DE CAMPUS DA UFERSA EM ASSÚ


Depois de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, Assú poderá ser a próxima cidade do Rio Grande do Norte a receber um campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pelos menos, no que depender dos assuenses a instalação está praticamente certa. Para mobilizar a sociedade e a classe política, a Prefeitura local promoveu audiência pública para discutir a expansão do ensino superior no Vale do Açu e Região, tendo como convidados o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, e a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva.

A ideia é acelerar o processo com a aprovação no próximo de recursos provenientes de emendas de bancada. “Precisamos da união política em prol do desenvolvimento da região”, afirmou o prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior. Durante a audiência também foi instalado um comitê com representação de todas as entidades envolvidas para um levantamento sobre as demandas de de cursos mais viáveis para a região do Vale do Açu. A criação do curso de medicina multicampi, com instalação em Mossoró e Assú, foi uma das possibilidades apresentadas. “Antes, precisamos fazer um estudo mais aprofundado”, considerou o reitor José de Arimatea sem especificar os cursos que poderão ser criados no futuro campus da Ufersa.

 Realizada na tarde desta segunda-feira, 20, na Câmara de Vereadores, a audiência pública lotou o Plenário João Marcolino de Vasconcelos, com a participação de estudantes e professores, além de vários prefeitos que compõe os municípios do Vale, como Assú, Ipanguaçu, São Rafael, Carnaúbas e Afonso Bezerra. Além de outras autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota, e os deputados estaduais Nelter Queiroz e George Soares. A deputada federal Fátima Bezerra intermediou os trabalhos.


 “Essa plenária traduz de maneira intensa o sonho de ver ampliadas as oportunidades de ensino superior na região do Vale do Açu”, afirmou a deputada Fátima Bezerra, presidente da Comissão da Educação na Câmara Federal. Segundo ela, em dez anos o governo do PT avançou na educação no país e no Rio Grande do Norte. “O Plano Nacional de Educação, que está prestes para se aprovado, prevê um aumento de 7 para 14%, o acesso de jovens no ensino superior”, lembrou, acrescentando que a instalação de mais um campus da Ufersa representa “possibilidade real”.

 A proposta para a redistribuição dos royalties do petróleo na educação também é vista com otimismo pela deputada. “Estamos dando hoje um passo importante para a instalação da Ufersa em Assú”, acredita. Fátima Bezerra disse ainda que a união da força política será fundamental para essa conquista que beneficiará todos os municípios que compõem a região do Vale do Açu.

 O anfitrião, o prefeito de Assú Ivan Lopes Júnior, garantiu a doação de terreno pela Prefeitura para a instalação do campus. Segundo ele, mais de 500 estudantes se deslocam diariamente para outros municípios para cursar o ensino superior. “A instalação da universidade federal é um passo importante para o desenvolvimento da nossa região”, considerou. Ivan Júnior acredita ainda que a instalação da Ufersa representa o fortalecimento econômico da região com possibilidades concretas para a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação – ZPE. “A educação é o caminho para um melhor aproveitamento das riquezas da região”, considera o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente