SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 10 de maio de 2013

BANCO DO NORDESTE/AGÊNCIA ANGICOS REALIZA REUNIÃO COM AGROPECUARISTAS


O superintendente do Banco do Nordeste, João Nilton de Castro Martins, esteve no município de Angicos nesta sexta feira, 10, e ouviu os agropecuaristas do sertão Central.
 A reunião contou com a presença de diversas Instituições, como UFERSA, PREFEITURA DE ANGICOS, CÂMARA DE VEREADORES local, SINDICATO TRABALHADORES RURAIS DA CIDADE, EMATER, PREFEITURA DE AFONSO BEZERRA, PREFEITURA DE FERNANDO PEDROZA, PREFEITURA DE CAIÇARA Do RIO DO VENTO,  VEREADORES LOCAIS.

Depois de dar início aos trabalhos, o banco começou a ouvir os protestos, veementes, dos agropecuaristas, que expuseram os grandes problemas vividos por eles.
De acordo com Idalecio (ACOSC), existe uma grande dificuldade em se negociar com o Banco do Nordeste, tendo em vista a própria política mantida pelo banco. Ele reclamou também do fato que na grande maioria das vezes existe uma burocracia tremenda e o agricultor acaba desistindo de qualquer coisa.
José Renato e Idalécio

O Presidente da APASA, Marcone Angicano, durante sua fala mostrou as deficiências apresentadas pelo sistema. Disse que o sistema financeiro e o banco não vêm ajudando os agropecuaristas como deveria. No encontro, mostrou a dívida, executada na última sexta feira,03, onde um débito da casa dos cinquenta mil reais, contraído pelo agricultor Luiz de França, transformou-se numa dívida gigantesca de mais de seiscentos mil reais.
MARCONE ANGICANO
“O superintendente do Banco do Nordeste não veio ao município para solucionar nenhum problema, até porque ele não tem autoridade para isso. A legislação vem de cima pra baixo, e a gente vai ter que esperar o resultado da reunião do próximo dia 14, promovida pelo deputado Henrique Alves. Se ele não conseguir sensibilizar o Ministro Mantega (Fazenda), nada vai mudar, vai continuar tudo do mesmo jeito”. Externou o Presidente da Associação.

Uma reclamação de agricultores, reforçada pelo presidente da Câmara Lojista local – CDL/Angicos, Severo Rodrigues, foi com relação ao próprio Banco do Nordeste de Angicos.
De acordo com eles, em algumas vezes o agricultor tem direitos, procura o banco e este nega o direito, mas que ele próprio e outros já passaram por isso. Severo externou que já chegou a buscar a justiça para ter seu direito assegurado.

A vereadora Edileuza Palhares [PMDB], que também é funcionaria da EMATER, conversou com o blog sobre o evento. Ela externou que o homem do campo é um pouco desassistido, pois sempre é o último a saber de algum benefício. Edileuza acredita, como funcionária da EMATER, que é necessário que outras políticas públicas sejam somadas as atuais, ainda ineficientes, para proteger mais o produtor rural.
A vereador e extensionista da EMATER também externou que o órgão é o que fica mais próximo do homem do campo, e diz que a EMATER está sempre a disposição do produtor, para ajudá-lo, no que for possível e necessário. “É preciso urgentemente que o Banco seja solidário, renegociando com urgência as dividas rurais”.
Quando falou, o prefeito Jackson, de Afonso Bezerra, sintetizou: “A região não está em dificuldades, ela está falida, nem é mais pra se falar em renegociação de dívidas, mas sim, em anistia destas, pra tudo começar do zero”.


Um comentário:

  1. BOA NOITE!
    SOU MORADORA DO CENTRO E GOSTARIA DE FAZER APELO AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA VIGILANCIA SANITÁRIA PARA TOMAREM COM URGENCIA PROVISÃO A RESPEITO DESSA FEDENTINA DE CURRAIS EM PLENO CENTRO DA CIDADE.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente