SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 27 de maio de 2013

PESQUISA CERTUS - “DIANTE DA DESAPROVAÇÃO DE ROSALBA, VITÓRIA DE ROBINSON NÃO SURPREENDE”


O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) afirmou na última sexta-feira que, diante da desaprovação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a vitória de Robinson Faria, atual vice-governador e presidente do PSD, num embate eleitoral direto entre ambos, não seria surpresa. Ainda segundo Agnelo, dois fatos públicos retratam este quadro: em Mossoró, num mesmo ambiente, enquanto Rosalba foi vaiada, Robinson passou aclamado.

A pesquisa do Instituto Certus em parceria com O Jornal de Hoje revelou que se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, o vice-governador venceria o pleito com 54% as intenções de voto contra 17% da governadora. Não souberam, não opinaram ou não responderam somou 27% dos pesquisados.

“A pesquisa comete uma omissão que não me autoriza, nem a ninguém, fazer juízo de valor, salvo se o pleito for entre Robinson e Rosalba. Neste caso, Rosalba não tem vez, o que não surpreende”, declarou Agnelo.

A pesquisa Certus/JH, realizada entre os dias 16 e 19 de maio, com 1.513 pessoas, revelou ainda que a desaprovação da governadora atinge a casa dos 80% na Grande Natal e dos 63% em Mossoró. Para Agnelo Alves, a desaprovação de Rosalba não surpreende.


Neste quesito, a reprovação de Rosalba seria responsável por ela perder a eleição, caso o candidato fosse apenas Robinson Faria, tanto em Natal, quanto em Mossoró. No caso de Mossoró, a situação é mais emblemática, haja vista ser o berço político e principal base eleitoral da governadora Rosalba Ciarlini, onde ela foi eleita governadora, no pleito de 2010, com quase 90% dos votos válidos.

QUADRO INCERTO

Para o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antonio Spinelli, porém, o quadro eleitoral do ano que vem ainda está muito incerto e é preciso aguardar algumas definições para uma análise aprofundada. “Estamos muito distantes da eleição, e a pesquisa daria um quadro mais real se tivesse incluído outros possíveis candidatos. Nenhum partido fez, até hoje, convenções para definir candidaturas, e por isso o quadro é muito incerto”, destacou o professor.

Na avaliação de Spinelli, a única conclusão segura que se pode tirar da pesquisa é que a governadora é inviável enquanto candidata. “O tempo não trabalha muito a favor dela. Porque já está no terceiro ano de gestão, e, portanto, do ponto de vista da gestão, é muito difícil uma recuperação. Acho que essa é a única conclusão mais segura, porque o cenário eleitoral não está definido”, analisa Spinelli, reforçando que a população não está focada neste debate. “A única certeza que a população tem é que esse governo não atendeu as expectativas, não cumpriu promessas e não está respondendo às necessidades do povo e do Estado. Porque este cenário não revela muita coisa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente