SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 21 de junho de 2013

SORVETE DE PÊLO CONTINUA FAZENDO SUCESSO


O BLOG AOPONTO mostrou que o sorvete de pelo feito por Kaline de Castro, da Sorveteria SERTÃO GELADO, já está sendo degustado em Natal.
Recentemente este blogueiro teve o previlégio de poder tomar essa delícia servida das mãos de Kaline, que fez questão de levar um generoso pote do sorvete até os estúdios da rádio Cabugi Central, durante apresentação do programa Cabugi Notícias. Eu e meu parceiro Emerson Macêdo, juntos com o nosso convidado Dutra Assunção, nos saciamos com essa incrível delícia.
EMERSON, KALINE E CARLOS COSTA
 Acompanhe parte da matéria.

Quem nasceu ou costuma visitar o sertão potiguar já deve ter ouvido falar  no fruto pêlo, nativo da palma, espécie de cacto da caatinga. Esse tipo de vegetação é bastante comum na região do semiárido e muito utilizada para alimentar gado. Pois a comadre não sabe, mas o fato é que a palma é bem mais que isso; já tem gente tirando dela verdadeiras iguarias finas!


A primeira vez que ouvi falar desse assunto foi no passado, quando a amiga chef Gabriela Sales voltava de Angicos — , município do sertão central potiguar — encantada com uma pesquisa de uma jovem que tentava trabalhar com a polpa dessa frutinha rústica para fabricação de suco, geleia e sorvete.

A jovem em questão é Kaline Cristine de Castro, proprietária da sorveteria Sertão Gelado. Em parceria com o Sebrae, ela de fato conseguiu concretizar seu projeto e o sorvete acabou virando realidade. A fábrica da sorveteira integra o projeto Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi, na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).


Eis que esta semana o assunto voltou à mesa. O tal sorvete de pêlo criado por Kaline foi trazido para Natal pelo gastrônomo e dono do restaurante Dolce Vita, Zé Maria Xavier.  Já tem um tempo que o Dolce Vita investe no uso de  produtos de forte acento potiguar, como é o caso do arroz vermelho, da batata doce, cordeiro e camarão do mar.
Zé Maria viu recentemente a notinha no jornal e logo tratou de ir a Angicos conhecer de perto a iguaria. Adorou!
De fato, é uma delícia. É azedinho mas com textura leve. A polpa é carnuda e mantém o sorvete cremoso. É servido acompanhado com a calda feita com sementinhas do fruto. Zé Maria disse que o sorvete já está disponível para o cliente. É só pedir. O Dolce Vita fica na rua Mossoró, em Petrópolis.
Olhaí mais um exemplo de como o apoio à pesquisa pode ajudar a descobrir alimentos com potencial gastronômico, cultural e econômico.

Quem quiser conferir o sorvete em Angicos, a loja de Kaline também trabalha com sabores típicos da região, como manga, caju, umbú e abacaxi e, claro, o sorvete da fruta do pêlo. Há ainda sabores de milho, tapioca e rapadura. Atualmente, a empresa tem uma produção mensal de 750 litros de sorvetes e 6,5 mil picolés de diversos sabores, segundo informações do Sebrae.

A fruta pêlo possui uma polpa carnuda que também pode ser utilizada na produção de geleias, mousses e recheios em caldas. O quilo chega a custar R$ 10. O preço é compatível com a dificuldade no beneficiamento. O fruto deve ser manipulado com cuidado uma vez que a sua casca possui muitos pontinhos cheios de minúsculos espinhos, os pêlos, que penetram na pele. Para retirá-los se faz necessário o uso de uma pinça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente