SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 23 de julho de 2013

MARCELO QUEIROZ MINISTRA PALESTRA EM EVENTO DO SINDIPOSTOS RN

A sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, foi palco, nesta segunda-feira (22.07), de um evento em comemoração ao Dia do Revendedor (20.07), promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos RN).

 “Para nós é um prazer estarmos aqui e celebrarmos com vocês esta data tão importante. Somos geradores de 30 mil empregos diretos e indiretos e trazemos a maior arrecadação de ICMS para o estado. Isso tudo sem esquecer a nossa responsabilidade com o meio-ambiente e a sociedade. Parabéns a todos nós que ajudamos a desenvolver a economia do estado”, saúda  o presidente do Sindipostos RN, Antônio Cardoso Sales.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, foi um dos palestrantes do evento. Na apresentação, ele mostrou os dados da participação do segmento de Comércio, Serviços e Turismo na economia do Rio Grande do Norte. “São quase 145 mil trabalhadores com carteira assinada, cerca de 45% dos empregos formais. Representamos 41% do PIB do estado e pagamos em torno de R$ 2 bilhões por ano em ICMS, representando 60% de toda a arrecadação”.

Contudo, Marcelo Queiroz alertou para o atual cenário vivido em 2013: “Apesar de sermos um segmento líder na economia do RN, notamos um esgotamento na capacidade de abrirmos novas vagas. Estamos chegando no limite da geração de emprego. Precisamos de apoio dos gestores públicos”.

Como solução, o presidente do Sistema Fecomércio RN, apresenta: “Vivemos uma crise sem precedentes do setor de turismo. Em plena alta estação, nossos hotéis só constam com 45% de ocupação. Por isso, projetos relacionados ao turismo seriam muito bem vindos, pois se o turismo está forte, também temos o comércio e os serviços fortes”.

 Ao final, Queiroz também alerta para a economia brasileira: “O nível de endividamento das famílias brasileiras está alto, em média em 65%. No RN, este percentual é de 73%. Esses números são prejudiciais pois reduzem o potencial de consumo. O governo precisa combater a inflação, aumentar os investimentos públicos no que diz respeito ao incentivo à economia, e o essencial, implantar políticas que estimulem a geração e manutenção de empregos em todo o país”.


O presidente da OAB RN, Sérgio Freire, também foi um dos palestrantes do evento. Ele também mostrou preocupação com o atual patamar em que se encontra a economia do estado e enfatizou a defasagem vivida pelo setor turístico. “É alarmante a defasagem do turismo no Rio Grande do Norte. Não podemos conceber nem aceitar esta realidade apresentada por Marcelo Queiroz. Para discutir e buscar soluções para o segmento, instalei na OAB RN a comissão de turismo, que em parceria com a Fecomércio, unimos forças para pressionar o poder público e buscarmos incentivos ao setor. Não podemos nos conformar. Não podemos ver o estado jogar a culpa dos problemas econômicos no empresariado, quando os próprios gestores, deveriam assumir a culpa do caos da economia no nosso estado. Vamos seguir lutando”, finalizou.

 O presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, foi o último palestrante do evento e apresentou informações sobre a revenda de combustíveis em todo o país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente