SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 27 de agosto de 2013

FECOMÉRCIO COMEMORA ASSINATURA DO CONVÊNIO PARA IMPLANTAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA



Menos de dois meses depois de solicitado, o pleito da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte foi atendido. Foi assinada na noite da última sexta-feira, 23, na Escola de Governo, a matriz de responsabilidades celebrada entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado, que assegura recursos da ordem de R$ 6 milhões para a aquisição de 67 novas câmeras de segurança a serem implantadas nos principais corredores comerciais de Natal, situados nos bairros de Petrópolis, Cidade Alta, Alecrim, Igapó e Ponta Negra.

Os recursos são advindos do Programa Brasil Mais Seguro, que integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, com o objetivo de promover ações voltadas para o enfrentamento da criminalidade, melhoria do sistema prisional, entre outras ações. Até o ano de 2014 serão investidos mais de R$ 40 milhões do Programa no Rio Grande do Norte. As câmeras serão interligadas com um comando central, que será instalado nas proximidades da Arena das Dunas, em virtude da realização da Copa do Mundo de 2014.

A solicitação para a aquisição das câmeras pela Fecomércio teve o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves. O deputado lembrou que o Rio Grande do Norte que era um estado pacífico, e de uma hora para outra virou um estado inseguro, onde as pessoas vivem com medo de sair de casa, onde o comércio não pode mais funcionar tranquilamente.

“Nós precisamos fazer com que o RN seja novamente um estado de paz. E assim que recebi o pedido da Fecomércio, me reuni com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, expus a questão da segurança, e pedi que incluísse o estado na pauta do Brasil Mais Seguro, o que foi prontamente atendido”, afirmou Alves. “Há algum tempo a Fecomércio vem acompanhando com preocupação a questão da segurança em nossa cidade. E a garantia destes recursos beneficia não somente o comércio, como também toda a população. E hoje vemos o nosso sonho ser transformado em realidade”, comemorou o presidente da Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz.

“Não podemos mais aceitar os altos índices de criminalidade hoje registrados. Poucas vezes na história temos a oportunidade de iniciar um projeto assim. A partir de agora vamos todos juntos acompanhar a implantação do projeto, e trabalhar para que os índices caiam”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele destacou ainda a persistência de Alves em garantir a aprovação dos recursos para a aquisição das câmeras de segurança, e elogiou a articulação da bancada federal do Rio Grande do Norte em benefício do estado. “Hoje estamos lançando uma bandeira, para que cada cidadão se sinta mais seguro, para que jovens não sejam mais mortos”, concluiu o ministro. A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que ao todo serão 350 câmeras de monitoramento, e que a central de controle está quase pronta. “Não há desenvolvimento sem segurança. E essa é uma grande conquista que o Rio Grande do Norte obteve no combate à violência”

“A Fecomércio só tem a agradecer. Afinal, segurança, mais do que um dever de estado e um direito do cidadão, é peça-chave para que nossas empresas e empresários, os motores da economia do Rio Grande do Norte, possam trabalhar a pleno vapor, em paz e focados em fazer aquilo que é nosso ofício: gerar emprego e renda para o nosso povo”, finalizou o presidente Marcelo Queiroz.

Memória

O pleito para implantação do vídeo-monitoramento de segurança nos corredores comerciais de Natal foi gestado em duas reuniões de diretoria da Fecomércio, sendo a primeira no mês de junho deste ano, com o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha. “O projeto estava quase pronto, mas não havia recursos. Encampamos a ideia, a Secretaria finalizou o projeto, levamos ele ao presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, em nova reunião, no dia 2 de julho. Ele apostou no projeto e o levou ao Ministério da Justiça. E agora estamos aqui, comemorando esta conquista nossa, do setor produtivo e de toda a população natalense. Afinal, com estas câmeras, toda a segurança da cidade será reforçada, com benefícios óbvios para todos”, explica o presidente Marcelo Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente