SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SERVIDORES PROTOCOLAM PEDIDO DE IMPEACHMENT DE ROSALBA

Deu no Jornal de Hoje
Foi protocolado na manhã desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa, o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini, com uma ação de investigação dos crimes de responsabilidade, supostamente cometidos pela chefe do Executivo Estadual. Ação tem o apoio dos principais  sindicatos dos servidores públicos estaduais. No início da manhã, os servidores da Saúde se uniram aos servidores da Administração Indireta (Detran, Fundac, Fundação José Augusto, Emater, dentre outras), e saíram em caminhada pelas ruas da Cidade Alta em direção à Assembleia Legislativa, onde protocolaram o pedido de impeachment.

A assessora judírica do Sindsaúde, Adoniara Azevedo, explicou que o pedido de impeachment da governadora Rosalba foi baseado em três leis: a constituição do Rio Grande do Norte, na Lei 1.079/1950 e na Lei 8.429/1992. “Essas leis prevêem condutas praticadas pelos agentes públicos que podem ser tidas como crimes de responsabilidade. Em nosso entendimento, a governadora Rosalba Ciarlini cometeu desde que assumiu o governo, uma série de crimes de responsabilidade que vão desde cortar ponto dos grevistas, utilizar-se da polícia para agredir manifestantes, não fazer os devidos investimentos legais na saúde e na educação, deixar de repassar para os municípios mais de R$ 60 milhões da atenção básica. São várias irregularidades que ensejam crimes de responsabilidade”, disse a assessora jurídica.


A expectativa, segundo Adoniara Azevedo, é que a Assembleia Legislativa admita as denúncias e proceda com a investigação e suspenda os poderes da governadora Rosalba Ciarlini, afastando-a do cargo. Caso a Assembleia admita as denúncias, será necessário dois terços dos votos dos deputados estaduais. Caso isso aconteça, será instaurado um tribunal especial, formado por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça. “Uma vez esse tribunal instaurado, a governadora estará afastada das suas funções e será feita todas as investigações”, explicou. “Tentamos transformar o que as pessoas dizem nas ruas todos os dias que não agüentam mais as mazelas desse governo numa denuncia, respeitando os trâmites legais”.

A coordenadora geral do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde-RN), Simone Dutra, disse que a ação é fruto de uma reivindicação dos servidores do Estado durante o período de greve, não só pelo fato de, durante a greve a governadora se negar em negociar, mas por todo desmando na saúde. “A saúde é marcada neste governo por uma piora na situação que já vinha muito difícil, desde o governo Wilma. Piora no abastecimento, no déficit de pessoal, fechamento de serviços. A situação na saúde é caótica e diante de tudo isso, a categoria pediu que entrássemos com o pedido de impeachment da governadora”, afirmou Simone Dutra.

“Hoje não existe um crime de corrupção do governo que possamos pegar como referência, mas o impeachment não trata apenas de corrupção. Nós temos que acabar com a ideia de que um governante que passa quatro anos transformando o estado em um caos, mas porque não roubou, isso é normal. Não é normal. O governante tem que cumprir as obrigações pelas quais foram eleitos e respeitar a constituição. Não queremos que aconteça com Rosalba o que aconteceu com Micarla. Micarla passou quatro anos livre para fazer o que fez, e só saiu dois meses antes. Não queremos que os deputados estaduais façam aquilo que os vereadores de Natal fizeram que foi sustentar Micarla até o final do mandato. Queremos um posicionamento dos deputados”, afirmou a sindicalista.

O pedido de impeachment não pode ser feito por entidade e sim por pessoa física. Nesse caso, assinam a ação, a coordenadora do Sindsaude, Simone Dutra, pela vereadora Amanda Gurgel, Dário Barbosa, Sandro Pimentel, professor Robério Paulino, Alexandre Guedes, Joari Chagas. Um conjunto de pessoas que estão à frente de movimentos sociais, mas entram como pessoa física.

O secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (Sinai-RN), Santino Arruda, conta que a proposta do movimento de hoje foi questionar o “desgoverno Rosalba Ciarlini”, no âmbito do funcionalismo. “O servidor está desesperado, pois além dos salários defasados, os serviços públicos estão sucateados. A destruição do serviço público acontece em larga escala e nós servidores não podemos calar”, disse Santino Arruda. O Sindicato também apóia a ação de improbidade administrativa contra a governadora Rosalba Cialirni, proposta por alguns servidores. “A governadora terá que se explicar, pois o governo está sem norte, totalmente desastrado, e sem perspectiva de dias melhores para a população”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente