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quarta-feira, 9 de julho de 2014

ANATEL AMPLIA REGRAS PARA OS CONSUMIDORES

O novo regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entra em vigor nesta terça-feira (08) e deve reduzir dificuldades dos clientes para encerrar seus contratos. A nova regra segue para o cancelamento automático dos serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem precisar entrar em contato com os atendentes.

Todo o procedimento poderá ser feito por via internet ou digitando uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis; Se a ligação cair, a operadora liga de volta para o consumidor. A conversa tem que ser gravada e disponibilizada para o consumidor por até seis meses.

Além do cancelamento automático, um dos destaques é a nova regra para a validade dos créditos dos celulares pré-pagos; a Anatel definiu que todas as recargas terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, são oferecidos créditos com períodos de validade inferior, o que, segundo a agência, confunde o consumidor. O usuário também deverá ser avisado pela prestadora sempre que seus créditos estiverem na iminência de expirar. Os pré-pagos representam 78% da base de acessos móveis do País.

Segundo o diretor geral do Procon Natal, Daniel Bandeira, essas novas regras servem para que o consumidor tenha mais benefícios, podendo, por exemplo, cancelar serviços sem a necessidade de um atendente para tal tarefa. “Este novo regulamento trata dos principais problemas relacionados aos serviços de telecomunicação. As operadoras destes serviços apresentam um elevado grau de insatisfação por parte dos consumidores. Agora teremos uma nova ferramenta que irá contribuir para reduzir os conflitos das relações de consumo”, explica.

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