A realização da Copa do Mundo girou milhões no Rio Grande do Norte Foto: Wellington Rocha
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A realização da Copa do Mundo
FIFA 2014 no Brasil fomentou novos negócios para as micro e pequenas empresas
do Rio Grande do Norte. Pelo menos foi o que ocorreu com as empresas e
Microempreendedores Individuais (MEI) atendidos pelo programa Sebrae 2014, que
obtiveram até agora um faturamento de R$ 10,5 milhões devido ao evento. O
programa envolveu 3.803 negócios de pequeno porte no Rio Grande do Norte, que
foram beneficiados com capacitações, diagnósticos e abertura de oportunidades
de negócios. Os números fazem parte do balanço divulgado pelo Sebrae Nacional
acerca do programa. Em todo o país, a iniciativa atendeu 43,9 mil empresas
brasileiras, que movimentaram meio bilhão de reais.
A realização da Copa do Mundo
girou milhões no Rio Grande do Norte (Foto: Wellington Rocha)
O resultado reflete a
importância da preparação prévia e do comprometimento dos empresários que
investiram em capacitação para extrair o máximo das oportunidades
proporcionadas por um grande evento. O Sebrae investiu R$ 90 milhões nesse
programa, para a realização de atividades como diagnóstico empresarial, cursos
de capacitação, certificação e eventos para criar novas frentes de
comercialização. Somente no Rio Grande do Norte, o investimento foi de
aproximadamente R$ 5 milhões.
O trabalho desenvolvido pelo
Sebrae iniciou em 2011 com a elaboração do Mapa das Oportunidades. Realizado em
parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo detectou 356
possibilidades de negócios em diferentes setores da economia potiguar, com
atividades ligadas ao comércio, turismo, artesanato e construção civil.
O papel do Sebrae no Rio
Grande do Norte foi decisivo para que as possibilidades virassem negócios
sólidos. A instituição disponibilizou capacitação, através de projetos focados
nas oportunidades identificadas. Além da qualificação, outra frente de atuação
do Sebrae com foco na Copa foram as articulações para aproximar pequenas
empresas de grandes grupos, com rodadas e encontros de negócios.
Identificar as áreas mais
promissoras para os pequenos negócios foi o primeiro passo de um processo que
envolveu ainda programas de Competitividade Empresarial – com capacitações em
diversas áreas do negócio como Gestão e Finanças; disseminação de
oportunidades, promoção de Rodadas de Negócios, inclusive internacionais. Também
conferiu visibilidade a produtos e serviços e a venda direta para o público em
iniciativas como a loja Brasil Original, instalada em Natal, na Praça da Árvore
de Mirassol.
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