SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 21 de julho de 2014

RN SUPERA A MARCA DE MIL HOMICÍDIOS NO ANO

O Rio Grande do Norte superou nesse final de semana uma marca considerada preocupante na área da Segurança Pública. Após registrar o homicídio de número mil na última sexta-feira (18), o estado potiguar notificou pelo menos outros dez assassinatos entre a madrugada de sábado (19) e a noite de domingo (20).


Um levantamento divulgado na sexta passada pelo especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública com atuação no RN, Ivenio Hermes, apontou que em menos de sete meses do ano o estado contabilizou mil crimes.

"Desses mil homicídios, Natal com seus 336 casos lidera, sendo seguida por Mossoró com 98 casos. Depois, temos Parnamirim com 84, São Gonçalo do Amarante com 46, Macaíba com 35 e Ceará Mirim e São José de Mipibu com 33 casos em cada", detalha trecho do mapeamento.

O estudo também aponta que entre a nongentésima e milésima vítima de crime contra a vida houve um curto período de apenas 16 dias; e que no mês passado já ocorreram 103 assassinatos no RN; o que corresponde à uma taxa de mais de cinco mortes por dia nesse período.

Segundo dados do mapeamento, do total de mil homicídios, 85% foram vítimas de arma de fogo; 8,3% de arma branca; 1,4% de algum tipo de ação contundente como pedras, paus, e barras de ferro. "Em 2,2% dos casos as vítimas sofreram espancamento e na mesma proporção foram utilizados métodos diferenciados para causar a morte", pontua outro trecho do estudo.

Ainda de acordo com o levantamento, em apenas 0,3% dos casos não houve qualquer meio de identificação do gênero da vítima, no restante foi 93,1% de assassinatos de homens e 6,6% de mulheres. No ranking de vitimização por faixa etária, as vítimas abaixo de 15 anos totalizaram 1,8% das ocorrências e aquelas sem idade identificada chegaram a 6,6% dos casos.

"Foram 59,3% das vítimas pertencentes à faixa etária compreendida entre 15 e 29 anos de idade, as acima dessa faixa 32,3%, ou seja, 61,1% pertenciam à população jovem do estado", destacou a pesquisa, acrescentando que a população de etnia negra foi marcada com grandes perdas entre as mil vítimas de mortes matadas em 2014, pois 41,9% pertencia à essa etnia. "Da parda foram 31,5% e da branca 22,5%, o restante, 4,1%, ficou sem ter a etnia identificada", ressalta.

Dez homicídios no fim de semana

Pelo menos dez homicídios foram contabilizados no decorrer do fim de semana no estado. Matéria divulgada pelo jornal Tribuna do Norte deu conta de que polícia e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep/RN) registraram nove homicídios no fim de semana em Natal e região metropolitana.

De acordo com a reportagem do TN, apenas uma das mortes foi por arma branca (faca), as outras todas foram por projéteis de arma de fogo. Os assassinatos ocorreram em Parnamirim, Nísia Floresta, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e na capital potiguar.


A matéria não inclui o homicídio por projétil de arma de fogo ocorrido no domingo na Praça João XXIII no Centro do município de Passa e Fica. A listagem de óbitos no site da Secretaria de Segurança do estado informa que a vítima foi Cícero da Silva Matias, de 38 anos.
De  fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente