SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FERNANDO PEDROZA NA BUSCA DA CONQUISTA DO SELO UNICEF REALIZOU SEU PRIMEIRO FÓRUM COMUNITÁRIO

Fernando Pedroza terá dois anos para implementar ações que vão fortalecer e garantir os direitos da criança e do adolescentes e, assim, conquistar o Selo Unicef Município Aprovado. O Município aderiu ao Selo da entidade e realizou na manhã desta quinta-feira, dia 31, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2013/2016, para elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente na cidade.

O evento ocorreu no auditório do Centro Pastoral Monsenhor Francisco Pereira Pinto, ao lado da Igreja de São Joaquim, e tratou da sistemática e busca estratégias para o efetivo desenvolvimento das crianças e adolescentes de Fernando Pedroza.

Participaram do evento, o Vice-Prefeito Magnos Alves, a primeira Dama Erika Pereira, a secretária municipal de Assistência Social e Presidente Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Solange Batista; o Articulador Municipal do Selo Unicef, Gilberto Rocha; a secretária de municipal de Educação, Vanuzia Gonçalves; o vereador Edson Faustino; os secretários Marcelo Batista, Raimundo Ário; a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Saraiva; os conselheiros tutelares e o representante da Paróquia de São José, o seminarista Gilmar Victor. Além de representantes de entidades governamentais e não governamentais ligados à proteção da criança e do adolescente.


“A intenção do prefeito Daniel Pereira é garantir todos os direitos para todas as crianças e adolescentes do nosso município. Estamos com uma atenção voltada a ações com o objetivo de criar o Plano Municipal da Primeira Infância, que será o primeiro de Fernando Pedroza. E esse fórum vai nos abrir muito às possibilidades da criação deste plano a partir dos debates neste primeiro fórum”, disse a secretária Solange Batista.
  
O diagnóstico foi apresentado pela facilitadora Jubenaide Cruz, a coordenadora do CRAS, Elanea Oliveira e pela enfermeira Juliana Saraiva, onde foi mostrado o cronograma do fórum, visando promover à proteção integral da criança e adolescente e sua melhoria de vida, a redução das desigualdades sociais, a universalização dos direitos e a contribuição para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os quais são: redução da pobreza; atingir o ensino básico; igualdade entre sexo e autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a Aids e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
  
Primeiras ações

Para o articulador do Selo Unicef em Fernando Pedroza, Gilberto Rocha, neste primeiro momento foi feito um diagnóstico da situação das crianças e dos adolescentes do município e a partir disso irá ser elaborado o Plano de Ação que será desenvolvido durante estes dois anos, encerrando em junho de 2016. “Essas ações serão desenvolvidas no decorrer desse tempo, sendo feito acompanhamento pelo Unicef, do Município que está fazendo as ações, e a partir do final desse período nós seremos certificados ou não”, explicou Gilberto.

Ainda segundo o articulador municipal este primeiro fórum do Selo Unicef, onde foram feitos planejamentos e identificadas ofertas de serviços e políticas públicas, a cidade de Fernando Pedroza avança ainda mais para se consolidar como município aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a certificação "Eu e Meu Município Crescendo Juntos", concluiu.

Houve dinâmicas e debates entre os presentes do evento. Durante os trabalhos do encontro, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Peti), mostraram que a arte e a música estão tomando espaços no dia a dia dos nossos jovens, que têm acompanhamento nas Escolas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente