SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cinco cidades do RN estão em colapso de abastecimento de água, revela Caern

Cinco cidades do interior do Rio Grande do Norte estão sem o abastecimento regular de água e duas passam por rodízio no fornecimento. Segundo a Companhia Águas e Esgoto do RN (Caern), uma dessas cidades está em colapso no abastecimento desde 2011

Quatro desses municípios desabastecidos pelo serviço da Caern ficam no Alto Oeste potiguar: Antônio Martins, Paraná, Rodolfo Fernandes e Tenente Ananias. O primeiro desses está sem água desde 2011, tendo sido o abastecimento reestabelecido por dois meses no início deste ano, mas voltou a ser suspenso novamente. O segundo está sem o fornecimento de água desde 2013 e os dois últimos desde o último mês de agosto. Carnaúba dos Dantas, na região Seridó, também se encontra com o abastecimento de água suspenso desde 2013. Nessas cidades, a água é levada à população a partir do Programa Carro-Pipa, do Exército Brasileiro.

As cidades de Acari e Currais Novos, ambas no Seridó, passam pelo rodízio de abastecimento. Conforme a Caern, Acari foi dividida em duas partes: setor 01, que compreende os bairros de Petrópolis, Tarcísio Bezerra, Luiz Gonzaga, Dinarte Mariz e parte do Bairro Centro); e Setor 02, que abrange parte do Bairro Centro, Bairro Ari de Pinho e Bairro Padre José Dantas Cortez. Cada setor é abastecido por 24 horas de abastecimento, revezando com o outro, ou seja, enquanto um recebe água, o outro fica com o abastecimento interrompido.


Em Currais Novos, que também tem parte do seu abastecimento feito pelo açude Gargalheiras (complementado pelo açude Dourado), se encontra em situação de racionamento por 8 horas diariamente, desde 2013, no rodízio de 24 por 48 horas. Cada um dos três setores divididos pela Caern, recebe água por 24 horas e tem o abastecimento suspenso por 48 horas.

O subcoordenador de planejamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Nelson Césio, o que tem causado o desabastecimento nas cinco cidades citadas é o fato de seus reservatórios naturais secaram. “Os mananciais que eram usados para fornecer água a esses municípios secaram. O motivo foi o fato de termos passado pelo terceiro ano consecutivo de poucas chuvas no estado. Isso não é algo natural e acabou provocando esse colapso”.

Ainda conforme Nelson Césio, a solução definitiva para o problema de desabastecimento está na conclusão das obras da adutora Santa Cruz do Apodi, prevista para acontecer no próximo mês de outubro. A adutora deverá levar água da barragem de Santa Cruz, no Agreste potiguar, até o Oeste do RN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente