SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Copa 2014 é avaliada como 'melhor da história' em conferência da Fifa

De: Tribuna do Norte
Francisco Maturana (primeiro à dir.) elogiou qualidade técnica do Mundial do Brasil: 'foi o melhor'
Foto: Divulgação/Fifa
Uma conferência realizada nesta sexta-feira (12) na Cidade do Panamá avaliou a Copa do Mundo de 2014 como a que teve o melhor futebol apresentado em toda a história do torneio. A reunião - denominada Conferência para Treinadores Nacionais e Diretores Técnicos - contou com representantes de 45 federações filiadas à Concacaf e Conmebol, além de dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Segundo técnico colombiano Francisco Maturana, membro do comitê de futebol da Fifa, o Mundial do Brasil foi 'ótimo'. "Aproveitei como torcedor e acredito que foi o melhor, com muito futebol ofensivo e alegre", disse o treinador da Colômbia na Copa de 1994.


Ao todo, a Copa do Mundo de 2014 teve 171 gols marcados, igualando o recorde do Mundial da França, em 1998. Para o ex-técnico da Costa Rica, José Luis Pinto, o torneio do Brasil apresentou uma grande evolução tática das equipes em relação à edição da África do Sul, em 2010. "Vimos uma evolução tática em relação a 2010, com um futebol mais direto", disse. "Houve propostas diferentes, as equipes arriscaram mais e também foram capazes de responder a situações diferentes dentro do jogo. Já fui a oito Mundiais como assistente, e a organização do Brasil 2014 foi simplesmente sensacional", completou o treinador, que chegou às quartas de final da competiçãocom a equipe caribenha, ficando na 8º lugar na classificação geral.

De acordo com o relatório apresentado pelo Grupo de Estudos Técnicos da Fifa, alguns pontos a se destacar no torneio foram as apresentações individuais de atacantes, a transição rápida de ataque para a defesa das equipes, disposição de correr riscos para ganhar jogos e uma nova era de goleiros capazes de contribuir decisivamente para a preparação de jogadas.
 
Mesmo com calor forte nas cidades do Nordeste, técnicos elogiaram qualidade técnica do Mundial do Brasil
Foto: Magnus Nascimento

Outra questão debatida foi o calor. Segundo técnico do México, Miguel Herrera, esse quesito sempre lembrado por jogadores e treinadores em relação à Natal e as cidades do Norte e Nordeste não foi empecilho para que as partidas fossem bastante disputadas. "Ouve algumas questões sobre o calor no Brasil, mas no final vimos jogos muito intensos com equipes dando tudo para vencer", comentou o treinador.

Uso da tecnologia
O uso da tecnologia da linha do gol para também foi citado como uma das inovações benéficas apresentadas durante a Copa do Mundo do Brasil.

Além dela, outra inovação implementada pela primeira vez no Mundial foi o spray de sinalização, que contribuiu para assegurar a distância 9,15 metros na cobrança de faltas.

Ciclo de conferências
Realizado nos dias 11 (quinta-feira) e 12 (sexta), o Ciclo de Conferências Pós-Copa do Mundo abordou as principais conclusões do Relatório Técnico publicado pelo Grupo de Estudos Técnicos da Fifa e foi aberto aos diretores técnicos e treinadores das respectivas seleções.

A primeira etapa aconteceu na Cidade do Panamá e reuniu representantes de seleções da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) e da Conmebol (América do Sul). As próximas edições acontecem em São Petersburgo, na Rússia (com as federações afiliadas à UEFA, em 16 e 17 de setembro), Cairo, no Egito (com as federações filiadas à CAF, em 30 de setembro e 1º de outubro) e Kuala Lumpur, na Malásia (com as federações filiadas à Federação Asiática de Futebol e Federação da Oceania, em 29 a 31 de outubro).
 
Partida entre Itália e Uruguai foi disputada às 13h, sob forte calor em Natal
Foto: Magnus Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente