Troca de experiências,
intercâmbio de conhecimentos e de divulgação das potencialidades turísticas.
Estes foram os três pilares da missão empresarial potiguar, comandada pela
Fecomércio RN, que esteve entre os dias 5 e 15 de setembro visitando os estados
alemães de Baden-Würtemberg e Renânia Palatinado. O grupo voltou a Natal
empolgado com o que viu, com a possibilidade de criação de um fluxo turístico
entre Alemanha e o RN e, sobretudo, com alguns projetos de troca de
experiências e conhecimentos em áreas como capacitação profissional,
planejamento e turismo de eventos.
“Foi uma missão muito
proveitosa. O que vimos foram destinos e ideias consolidadas, frutos de grande
planejamento. Temos muito o que aprender com eles e há um interesse real em
estimular o fluxo cruzado de turistas, daqui pra lá e de lá pra cá. Tenho
certeza de que o Rio Grande do Norte ganhará muito com esta nova parceria, em
uma área que tem uma importância capital para nossa economia que é o turismo”,
afirma o presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo
Fernandes de Queiroz, que chefiou a missão.
A Federação do Comércio já
mantém contatos com estados alemães há alguns anos, sempre com o intermédio e o
apoio total do cônsul Honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert.
A comitiva potiguar visitou
nada menos que 13 cidades de dois estados (Renânia Palatinado e
Baden-Würtemberg). O grupo esteve nas cidades de Mainz (capital da Renânia),
Stuttgart (capital de Baden-Würtemberg), Herxheim-Hayna Maikammer, Neustadt,
Speyer, Bad Kreuznach, Kauzenburg, Idar-Oberstein, Koblenz, Bad Durkheim,
Bingen e Oberwesel.
O foco central da missão foi
conhecer as potencialidades turísticas e os roteiros de charme, exóticos e
pouco explorados pelos brasileiros destes dois estados. O intuito é promover
aqui uma divulgação deles, em parceria com a Abav RN, produzindo folders e
estimulando a sua disseminação. Em contrapartida, os alemães deverão enviar,
entre novembro deste ano e abril de 2015, uma comitiva ao Rio Grande do Norte
que irá fazer o inverso, ou seja, conhecer nossos atrativos e divulgá-los entre
os alemães.
“Com isso pretendemos criar um
fluxo de turistas que possa viabilizar a implantação de uma ligação direta
entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte. Hoje, esta ligação (através do
aeroporto de Frankfurt) já existe para os estados de Pernambuco e Ceará. Há um
grande interesse no Rio Grande do Norte por parte dos alemães desta região que
visitamos e isto deverá ser um bom impulso para que o nosso plano seja
efetivado”, ressalta Marcelo Queiroz.
Além desta parceria
específica, outros pontos foram tratados. O primeiro diz respeito a um
intercâmbio entre alunos do Senac e alunos alemães da área de Turismo. A
parceria começou a ser costurada na reunião que o grupo teve com o presidente
da Dehoga (associação nacional de hotéis da Alemanha, semelhante à nossa ABIH)
da Renânia, Gereon Hauman.
A Renânia mantém centros de
formação de mão de obra para o setor turístico, com ênfase e destaque para as
áreas de Gastronomia e Enologia e a ideia é que os alunos do Senac possam
participar de cursos nestes centros, como uma espécie de complemento de suas
formações. Estes mesmo alunos teriam, ainda, a oportunidade de garantirem
empregos no mercado alemão, que frequentemente se ressente de pessoal neste
segmento. Da mesma forma, o Senac receberia alunos alemães para ministrar-lhes
cursos complementares aos seus currículos.
“Este intercâmbio será muito
proveitoso para nós, uma vez que o Senac já tem professores com formações e
certificações internacionais. Fechando o ciclo com alunos, a instituição
elevaria ainda mais o nível de excelência de formação de mão de obra que já
mantém. Ganha o Senac e, claro, ganha todo o mercado potiguar”, diz Marcelo
Queiroz.
O presidente da ABIH RN, Habib
Chalita, que também integrou a missão, ressalta a importância desta parceria
para o setor. "Vimos que os hoteleiros alemães enfrentam problemas
parecidos com os nossos. Mas eles estão muito à nossa frente em organização e
planejamento. Além de terem todo este know how na formação de mão de obra.
Diante deste quadro, estreitar os laços com eles será muito importante para
nosso turismo. Muitas parcerias poderão surgir. O presidente da Dehoga deverá
estar em Natal no próximo mês de novembro e novos passos para efetivar a
parceria deverão ser dados. Há um interesse mútuo da Dehoga e do Sistema Fecomércio
RN, com o apoio da ABIH e participação da Câmara de Turismo da Fecomércio RN.
Esta parceria tende a se tornar realidade em muito pouco tempo”, diz Habib
Chalita.
Gereon Hauman fez questão de
traçar o quadro atual do turismo na Alemanha. Ele explicou que o setor emprega
2,7 milhões de pessoas em todo o país (no Brasil este número é de quase um
milhão). Apenas no estado da Renânia, que tem cerca de 4 milhões de habitantes,
são 190 mil funcionários na atividade turística (no RN são pouco mais de 90
mil).
"A Alemanha tem muito
know how na formação de mão de obra para o setor turístico, sobretudo nas áreas
de Gastronomia e Enologia. Como nós estamos trabalhando para reabrir a Escola
de Gastronomia e Turismo no Barreira Roxa, onde iremos ampliar consideravelmente
nossa capacidade de formação de pessoas nestas áreas, esta nova parceria chega
em ótima hora. Nós já temos grandes profissionais, professores com
certificações internacionais e alunos de destaque, mas sempre há o que
aprender, o que evoluir. Esta é a essência do nosso trabalho", reforça o
diretor regional do Senac, Helder Vieira, que também integrou a missão.
Vinho
Outro ponto que foi
pré-combinado na viagem foi a vinda de um grupo de produtores de vinho alemães
a Natal para realizar aqui um evento de degustação de seus produtos. A intenção
é que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN sedie o evento
no qual serão apresentados ao mercado potiguar alguns dos principais rótulos de
vinhos produzidos na Alemanha, sobretudo nas cidades e vilas localizadas na
chamada “Rota do Vinho”, que tem o estado da Renânia Palatinada como um de seus
principais expoentes.
Este evento, teria um papel
duplamente interessante para a economia potiguar. O primeiro seria despertar
nos norte-riograndenses o interesse no chamado turismo de vinho da Alemanha,
algo se somaria ao compromisso da missão de estimular a criação de um fluxo de
turistas entre os dois países.
O segundo é colocar os
empresários potiguares que trabalham com vinho em contato com estes produtores
alemães que estão produzindo vinhos cada vez melhores e com preços bastante
competitivos.
MUSEU EM AEROPORTO E
INTEGRAÇÃO PARA EVENTOS SÃO EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS
Entre os muitos exemplos
verificados pela missão da Fecomércio RN à Alemanha que poderiam ser seguidos
pelo Rio Grande do Norte estão a forma como foi utilizado um aeroporto
desativado e a perfeita integração entre turismo de eventos e o aeroporto de
uma das maiores cidades visitadas: a cidade de Stuttgart, capital do estado de
Baden-Würtemberg.
A “Feira de Stuttgart” (ou
Messe Stuttgart, em alemão) é um complexo gigantesco com 105,2 mil metros
quadrados de área de exposições, 40 mil metros quadrados de área externa e 8,2
mil vagas de estacionamento. Lá acontecem cerca de 60 feiras por ano. Em 2013,
todas estas feiras juntas reuniram um total de 18 mil expositores e atraíram um
público de 1,3 milhão de pessoas, sendo 172 mil estrangeiros.
A CMT – uma das maiores feiras
de turismo do mundo - é a maior das feiras realizadas no complexo. Em janeiro
deste ano, ela reuniu 2 mil expositores e recebeu 240 mil visitantes. Todos
estes visitantes são consumidores finais. São turistas potenciais, que vão à
Feira para decidir onde irão passar suas próximas férias.
Pela importância da feira,
ficou pré-acertada a participação progressiva do Rio Grande do Norte nela, já a
partir de 2015.
“Nossa intenção é trabalhar
para que tenhamos a presença do Rio Grande do Norte, como delegação visitante,
já em 2015. Será uma forma de medirmos o real impacto desta participação no
nosso turismo, de modo a evoluirmos para que em 2016 tenhamos já um estande
pequeno e que em 2017 possamos ser o que eles chamam de ‘parceiro’, ocupando um
espaço privilegiado e de destaque e que será organizado pelo Sistema
Fecomércio, através do Sesc e do Senac”, explica Marcelo Queiroz.
Nesta visita à Messe Stuttgart
a comitiva foi recebida pelo diretor geral da Messe Stuttgart, Bernhard Müller
e pela gerente de Marketing e Turismo do Aeroporto de Stuttgart, Sandra
Schneider.
O complexo de feiras e o
aeroporto, aliás, são praticamente uma coisa só. Há o aeroporto e, a trezentos
metros da saída dele, a Feira. Entre os dois, há dois hotéis. É um complexo
pensado para dar funcionalidade aos eventos e colher todo o potencial do
turismo de eventos.
“É um exemplo de planejamento
que dá certo. Um exemplo de como um filão mundialmente conhecido que é o do
turismo de eventos pode ser potencializado quando se planeja a sua exploração”,
afirma o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George
Gosson, outro integrante da missão.
Aeroporto vira museu
Um dos pontos visitados pela
missão que mais chamou a atenção foi o Museu Tecnológico de Speyer. O motivo é
que a atração foi montada no início dos anos 90 em um aeroporto recém-desativado.
A cidade de Speyer fica no estado da Renânia e tem cerca de 50 mil habitantes.
O museu – que recebe cerca de
um milhão de visitantes por ano - é um excelente exemplo de utilização para um
aeroporto desativado, como o nosso Augusto Severo. São 15 mil metros quadrados
de galpão e mais de 100 mil metros quadrados de área externa onde estão
expostas, por conceito, todas as máquinas criadas pelo homem para romper
barreiras, usando a tecnologia então disponível.
Há aviões de várias épocas –
inclusive um Boeing 747 da Lufthansa, no qual é possível entrar e experimentar
sensações bem reais. Há ainda helicópteros, locomotivas, barcos, submarinos.
Na parte interna há relíquias
de épocas de guerra como roupas, carros e aviões. Muitas vezes eles estão com a
lataria fuzilada ou é apenas um destroço que foi recuperado. Vendo esses
objetos dá pra se ter uma noção da violência e da destruição que ocorreu neste
período.
QUEM COMPÔS A MISSÃO:
- Marcelo Queiroz
Presidente do Sistema
Fecomércio RN
- Axel Geppert
Cônsul Honorário da Alemanha
no RN
- George Gosson
Coordenador da Câmara
Empresarial do Turismo da Fecomércio
- Habib Chalita Jr.
Presidente da ABIH RN
- Diassis Rosado
Presidente da ABAV RN
- Gina Robinson
Secretária de Turismo do RN
- Helder Vieira
Diretor Regional do Senac RN
- Jeane Amaral
Diretora Regional do Sesc RN
- Luciano Kleiber
Assessor de Comunicação e
Marketing da Presidência do Sistema Fecomércio
-Andressa Porto
Assessora da Diretoria
Regional do Senac
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