SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Missão da Fecomércio troca experiências e abre intercâmbio turístico entre RN e dois estados alemães

 
Troca de experiências, intercâmbio de conhecimentos e de divulgação das potencialidades turísticas. Estes foram os três pilares da missão empresarial potiguar, comandada pela Fecomércio RN, que esteve entre os dias 5 e 15 de setembro visitando os estados alemães de Baden-Würtemberg e Renânia Palatinado. O grupo voltou a Natal empolgado com o que viu, com a possibilidade de criação de um fluxo turístico entre Alemanha e o RN e, sobretudo, com alguns projetos de troca de experiências e conhecimentos em áreas como capacitação profissional, planejamento e turismo de eventos.

“Foi uma missão muito proveitosa. O que vimos foram destinos e ideias consolidadas, frutos de grande planejamento. Temos muito o que aprender com eles e há um interesse real em estimular o fluxo cruzado de turistas, daqui pra lá e de lá pra cá. Tenho certeza de que o Rio Grande do Norte ganhará muito com esta nova parceria, em uma área que tem uma importância capital para nossa economia que é o turismo”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz, que chefiou a missão.
 
A Federação do Comércio já mantém contatos com estados alemães há alguns anos, sempre com o intermédio e o apoio total do cônsul Honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert.

A comitiva potiguar visitou nada menos que 13 cidades de dois estados (Renânia Palatinado e Baden-Würtemberg). O grupo esteve nas cidades de Mainz (capital da Renânia), Stuttgart (capital de Baden-Würtemberg), Herxheim-Hayna Maikammer, Neustadt, Speyer, Bad Kreuznach, Kauzenburg, Idar-Oberstein, Koblenz, Bad Durkheim, Bingen e Oberwesel.

O foco central da missão foi conhecer as potencialidades turísticas e os roteiros de charme, exóticos e pouco explorados pelos brasileiros destes dois estados. O intuito é promover aqui uma divulgação deles, em parceria com a Abav RN, produzindo folders e estimulando a sua disseminação. Em contrapartida, os alemães deverão enviar, entre novembro deste ano e abril de 2015, uma comitiva ao Rio Grande do Norte que irá fazer o inverso, ou seja, conhecer nossos atrativos e divulgá-los entre os alemães.

“Com isso pretendemos criar um fluxo de turistas que possa viabilizar a implantação de uma ligação direta entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte. Hoje, esta ligação (através do aeroporto de Frankfurt) já existe para os estados de Pernambuco e Ceará. Há um grande interesse no Rio Grande do Norte por parte dos alemães desta região que visitamos e isto deverá ser um bom impulso para que o nosso plano seja efetivado”, ressalta Marcelo Queiroz.


Além desta parceria específica, outros pontos foram tratados. O primeiro diz respeito a um intercâmbio entre alunos do Senac e alunos alemães da área de Turismo. A parceria começou a ser costurada na reunião que o grupo teve com o presidente da Dehoga (associação nacional de hotéis da Alemanha, semelhante à nossa ABIH) da Renânia, Gereon Hauman.

A Renânia mantém centros de formação de mão de obra para o setor turístico, com ênfase e destaque para as áreas de Gastronomia e Enologia e a ideia é que os alunos do Senac possam participar de cursos nestes centros, como uma espécie de complemento de suas formações. Estes mesmo alunos teriam, ainda, a oportunidade de garantirem empregos no mercado alemão, que frequentemente se ressente de pessoal neste segmento. Da mesma forma, o Senac receberia alunos alemães para ministrar-lhes cursos complementares aos seus currículos.

“Este intercâmbio será muito proveitoso para nós, uma vez que o Senac já tem professores com formações e certificações internacionais. Fechando o ciclo com alunos, a instituição elevaria ainda mais o nível de excelência de formação de mão de obra que já mantém. Ganha o Senac e, claro, ganha todo o mercado potiguar”, diz Marcelo Queiroz.

O presidente da ABIH RN, Habib Chalita, que também integrou a missão, ressalta a importância desta parceria para o setor. "Vimos que os hoteleiros alemães enfrentam problemas parecidos com os nossos. Mas eles estão muito à nossa frente em organização e planejamento. Além de terem todo este know how na formação de mão de obra. Diante deste quadro, estreitar os laços com eles será muito importante para nosso turismo. Muitas parcerias poderão surgir. O presidente da Dehoga deverá estar em Natal no próximo mês de novembro e novos passos para efetivar a parceria deverão ser dados. Há um interesse mútuo da Dehoga e do Sistema Fecomércio RN, com o apoio da ABIH e participação da Câmara de Turismo da Fecomércio RN. Esta parceria tende a se tornar realidade em muito pouco tempo”, diz Habib Chalita.

Gereon Hauman fez questão de traçar o quadro atual do turismo na Alemanha. Ele explicou que o setor emprega 2,7 milhões de pessoas em todo o país (no Brasil este número é de quase um milhão). Apenas no estado da Renânia, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, são 190 mil funcionários na atividade turística (no RN são pouco mais de 90 mil).
"A Alemanha tem muito know how na formação de mão de obra para o setor turístico, sobretudo nas áreas de Gastronomia e Enologia. Como nós estamos trabalhando para reabrir a Escola de Gastronomia e Turismo no Barreira Roxa, onde iremos ampliar consideravelmente nossa capacidade de formação de pessoas nestas áreas, esta nova parceria chega em ótima hora. Nós já temos grandes profissionais, professores com certificações internacionais e alunos de destaque, mas sempre há o que aprender, o que evoluir. Esta é a essência do nosso trabalho", reforça o diretor regional do Senac, Helder Vieira, que também integrou a missão.

Vinho
Outro ponto que foi pré-combinado na viagem foi a vinda de um grupo de produtores de vinho alemães a Natal para realizar aqui um evento de degustação de seus produtos. A intenção é que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN sedie o evento no qual serão apresentados ao mercado potiguar alguns dos principais rótulos de vinhos produzidos na Alemanha, sobretudo nas cidades e vilas localizadas na chamada “Rota do Vinho”, que tem o estado da Renânia Palatinada como um de seus principais expoentes.

Este evento, teria um papel duplamente interessante para a economia potiguar. O primeiro seria despertar nos norte-riograndenses o interesse no chamado turismo de vinho da Alemanha, algo se somaria ao compromisso da missão de estimular a criação de um fluxo de turistas entre os dois países.

O segundo é colocar os empresários potiguares que trabalham com vinho em contato com estes produtores alemães que estão produzindo vinhos cada vez melhores e com preços bastante competitivos.

MUSEU EM AEROPORTO E INTEGRAÇÃO PARA EVENTOS SÃO EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS

Entre os muitos exemplos verificados pela missão da Fecomércio RN à Alemanha que poderiam ser seguidos pelo Rio Grande do Norte estão a forma como foi utilizado um aeroporto desativado e a perfeita integração entre turismo de eventos e o aeroporto de uma das maiores cidades visitadas: a cidade de Stuttgart, capital do estado de Baden-Würtemberg.

A “Feira de Stuttgart” (ou Messe Stuttgart, em alemão) é um complexo gigantesco com 105,2 mil metros quadrados de área de exposições, 40 mil metros quadrados de área externa e 8,2 mil vagas de estacionamento. Lá acontecem cerca de 60 feiras por ano. Em 2013, todas estas feiras juntas reuniram um total de 18 mil expositores e atraíram um público de 1,3 milhão de pessoas, sendo 172 mil estrangeiros.

A CMT – uma das maiores feiras de turismo do mundo - é a maior das feiras realizadas no complexo. Em janeiro deste ano, ela reuniu 2 mil expositores e recebeu 240 mil visitantes. Todos estes visitantes são consumidores finais. São turistas potenciais, que vão à Feira para decidir onde irão passar suas próximas férias.

Pela importância da feira, ficou pré-acertada a participação progressiva do Rio Grande do Norte nela, já a partir de 2015.
“Nossa intenção é trabalhar para que tenhamos a presença do Rio Grande do Norte, como delegação visitante, já em 2015. Será uma forma de medirmos o real impacto desta participação no nosso turismo, de modo a evoluirmos para que em 2016 tenhamos já um estande pequeno e que em 2017 possamos ser o que eles chamam de ‘parceiro’, ocupando um espaço privilegiado e de destaque e que será organizado pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc e do Senac”, explica Marcelo Queiroz.

Nesta visita à Messe Stuttgart a comitiva foi recebida pelo diretor geral da Messe Stuttgart, Bernhard Müller e pela gerente de Marketing e Turismo do Aeroporto de Stuttgart, Sandra Schneider.

O complexo de feiras e o aeroporto, aliás, são praticamente uma coisa só. Há o aeroporto e, a trezentos metros da saída dele, a Feira. Entre os dois, há dois hotéis. É um complexo pensado para dar funcionalidade aos eventos e colher todo o potencial do turismo de eventos.

“É um exemplo de planejamento que dá certo. Um exemplo de como um filão mundialmente conhecido que é o do turismo de eventos pode ser potencializado quando se planeja a sua exploração”, afirma o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Gosson, outro integrante da missão.

Aeroporto vira museu
Um dos pontos visitados pela missão que mais chamou a atenção foi o Museu Tecnológico de Speyer. O motivo é que a atração foi montada no início dos anos 90 em um aeroporto recém-desativado. A cidade de Speyer fica no estado da Renânia e tem cerca de 50 mil habitantes.

O museu – que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano - é um excelente exemplo de utilização para um aeroporto desativado, como o nosso Augusto Severo. São 15 mil metros quadrados de galpão e mais de 100 mil metros quadrados de área externa onde estão expostas, por conceito, todas as máquinas criadas pelo homem para romper barreiras, usando a tecnologia então disponível.

Há aviões de várias épocas – inclusive um Boeing 747 da Lufthansa, no qual é possível entrar e experimentar sensações bem reais. Há ainda helicópteros, locomotivas, barcos, submarinos.

Na parte interna há relíquias de épocas de guerra como roupas, carros e aviões. Muitas vezes eles estão com a lataria fuzilada ou é apenas um destroço que foi recuperado. Vendo esses objetos dá pra se ter uma noção da violência e da destruição que ocorreu neste período.

QUEM COMPÔS A MISSÃO:
- Marcelo Queiroz
Presidente do Sistema Fecomércio RN
- Axel Geppert
Cônsul Honorário da Alemanha no RN
- George Gosson
Coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio
- Habib Chalita Jr.
Presidente da ABIH RN
- Diassis Rosado
Presidente da ABAV RN
- Gina Robinson
Secretária de Turismo do RN
- Helder Vieira
Diretor Regional do Senac RN
- Jeane Amaral
Diretora Regional do Sesc RN
- Luciano Kleiber
Assessor de Comunicação e Marketing da Presidência do Sistema Fecomércio
-Andressa Porto

Assessora da Diretoria Regional do Senac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente