SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Servidores da Saúde do estado entram em greve no RN

Ato público em frente à Sesap marcou início da greve.
Foto: Divulgação/Assessoria Sindsaúde
Os servidores estaduais da Saúde do Rio Grande do Norte entraram em greve nesta segunda-feira (8). A categoria reivindica a suspensão das medidas de redução dos custos do governo, o abastecimento de medicamentos nos hospitais e a manutenção do adicional de insalubridade aos servidores municipalizados. O início da greve foi marcado por um ato público em frente à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em Natal.

Em nota, a Sesap afirmou que o movimento é "ilegal e inoportuno, constituindo-se numa verdadeira afronta aos princípios que fundamentam a administração pública. Para a Secretaria, a greve deixará a população desassistida e à mercê do jogo político de um sindicato de servidores". A Sesap informou ainda que vai cortar o ponto dos grevistas.

De acordo com o Sindsaúde, a greve afetará principalmente os hospitais da região metropolitana, como Walfredo Gurgel, Giselda Trigueiro e Santa Catarina, além de unidades, como a Unicat. Serviços de urgência e emergência não serão interrompidos.

A categoria reivindica a suspensão das medidas implantadas pelo governo estadual, após a redução de cerca de R$ 100 milhões das verbas da saúde neste ano. Entre elas, o corte da alimentação de servidores e acompanhantes, a redução do horário de atendimento na Unicat, mudança nas jornadas de trabalho, retirada de todos os plantões eventuais e atraso no 13º salário.

Para o Sindsaúde, os servidores e a população estão sendo penalizados. “O governo gastou a verba para a saúde e nós vamos pagar a conta, perdendo direitos, jornadas e até a alimentação. E a população, que sofre com a falta de medicamentos”, afirma Manoel Egídio, coordenador-geral em exercício do Sindsaúde/RN. De acordo com o Sindsaúde, até o momento, o governo não recuou das medidas e não acenou com  negociações.

Municipalizados participarão de ato

O ato de segunda-feira (8) contou com a presença dos servidores cedidos aos municípios. A Sesap anunciou que irá retirar o adicional de insalubridade dos 1.924 servidores municipalizados, que já não recebem reajuste há 4 anos. Em Natal, são 978 servidores municipalizados e a maioria recebe o adicional.
G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente