SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Baixo volume do Piranhas-Açú compromete abastecimento em três municípios

As cidades de Jardim de Piranhas e São Fernando estão sem abastecimento de água temporariamente a partir desta sexta-feira (24) devido ao baixo volume do rio Piranhas-Açú. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já havia solicitado à Agência Nacional de Águas (ANA) uma providência para a situação.

Uma das alternativas é um maior monitoramento do uso da água de maneira que mantivesse o volume de água suficiente para o atendimento, prioritário, que é o abastecimento humano das cidades do RN. E, a partir desta observação, regular as comportas do Sistema Curema-Mãe D’Água.


Porém, segundo a própria ANA, somente na quarta-feira (22) as comportas foram abertas, aumentando a vazão de 3,9 metros cúbicos/segundo para 5,0 m³/segundo. A previsão da Agência é que a situação seja normalizada e o abastecimento retomado somente de seis a oito dias, ou seja, na próxima semana.

Como a gestão do Curema-Mãe D’água é competência da ANA, a Companhia não pode intervir neste procedimento, o que configuraria abuso de poder. O alerta sobre a baixa no volume a um estado crítico e próximo de inviabilizar o abastecimento, já havia sido informado pela Caern na terça-feira passada (21), no qual foi pedido à população parcimônia no uso da água disponível.

A orientação continua e está sendo reforçada, tendo em vista que mesmo sendo uma situação considerada temporária, infelizmente, não depende da Caern para ser normalizada. Ainda por causa do colapso no rio Piranhas-Açú, a cidade de Caicó está com abastecimento sendo feito apenas pelo açude Itans, que corresponde a 50% da distribuição, e no município de Timbaúba dos Batistas a Caern precisou recorrer a sistema precário, o açude Vida Nova, portanto, também requerem o uso racional da quantidade disponível.

A Caern tem envidado esforço para não suspender o abastecimento. A ANA ainda não solucionou a situação, mas a Caern compreende que este momento requer uma atitude enérgica.

Recomendações

Dentre as principais recomendações para economizar água, estão evitar lavar louça, cabelos ou escovar os dentes com a torneira ou o chuveiro aberto. Também não “varrer” a calçada com a água da mangueira e, ainda, verificar a ocorrência de vazamentos nas instalações internas do imóvel, como torneiras e caixa de descarga.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente